Pular para o conteúdo principal

Guarda Civil realiza 1º Jiu-Jitsu Connect neste sábado (13)
Foto: Divulgação/PBH

Guarda Civil realiza 1º Jiu-Jitsu Connect neste sábado (13)

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte realizará neste sábado (13), às 9h, o 1º Jiu-Jitsu Connect, evento que reúne praticantes do esporte para a troca de experiências e apresentação de projetos e ações relacionadas à modalidade. Atualmente, a corporação possui mais de 37 servidores que possuem a graduação de faixa preta e que desempenham um papel ativo na capacitação de outros agentes e em projetos sociais. O evento será realizado na sede do Departamento e Ordem Pública, na rua Itambé, 163, bairro Floresta. 

Durante o Jiu-Jitsu Connect, os agentes da Guarda Civil irão apresentar projetos em desenvolvimento, como o ensino da arte marcial para jovens e adolescentes que vivem na região do aglomerado Cafezal. Também acontecerão workshops de técnicas de defesa pessoal para mulheres que atuam na corporação.

Segundo os organizadores Alex Morais dos Santos e Anderson Vertelo, guardas civis e professores de Jiu-Jitsu, a arte marcial está profundamente integrada à filosofia de atuação dos agentes. Para Alex Morais, os ensinamentos do Jiu-Jitsu têm aplicação na rotina das ações da Guarda. “Muitos dos princípios que ensinamos no tatame podem ser vistos em nosso trabalho diário na cidade, como o respeito ao cidadão, a atenção e, principalmente, a capacidade de encontrar soluções para problemas desafiadores", afirmou. 

Morais destaca também  a relevância do esporte na vida de alguns servidores, que alcançaram conquistas notáveis nacional e internacionalmente. “Atualmente, a corporação possui 37 praticantes com a graduação de faixa preta, além de outros 600 agentes com elevada graduação que praticam regularmente a arte marcial. Entre esses profissionais, há aqueles que se especializaram e conquistaram títulos em competições locais, nacionais e até mesmo mundiais", conclui. 

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que promove valores como disciplina, hierárquica, respeito mútuo, equilíbrio físico e mental, autocontrole e planejamento. Os praticantes aprendem a utilizar a força e a técnica de maneira eficiente, aproveitando a energia do oponente em situações de autodefesa. 

Evento: 1º Jiu-Jitsu Concept
Local: rua Itambé, 163, bairro Floresta
Dia: 13 de maio 
Horário: 9h.