Pular para o conteúdo principal

Grupo Olubatá Percussão Étnica se apresentando no palco. Foto: Bernadete Nascimento
Foto: Bernadete Nascimento

Grupo de percussão étnica faz apresentação no Lagoa do Nado

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta neste domingo, dia 25, a partir das 15h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, o espetáculo “Monjolo Encabulado”, do grupo Olubatá Percussão Étnica. A apresentação resgata as cantigas de do samba de roda do sul da Bahia. A entrada é gratuita.

 

O monjolo e a cabula são dois ritmos trazidos pelos africanos que foram forçados a deixar suas terras para realizarem trabalho escravo no Brasil. Esses ritmos são o ponto de partida para a apresentação do grupo Olubatá, que faz uma viagem ao extremo sul da Bahia para resgatar os ritmos que deram origem ao samba como conhecemos hoje.

 

Intitulado “Monjolo Encabulado”, esse espetáculo é marcado pela sincronia entre os atabaques e palmas, vozes e sambadeiras, com o intuito de levar para o público toda a cor e a alegria dessa rica manifestação popular, que é uma referência essencial para todos os amantes do samba. A apresentação mescla as cantigas do samba de roda tocado nos terreiros com o ritmo atual, fazendo releituras de intérpretes como Clara Nunes, Dona Yvone Lara e o grupo Fundo de Quintal.

 

“Monjolo Encabulado” – Olubatá Percussão Étnica

25 de junho, domingo, às 15h

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-7420