Pular para o conteúdo principal

Borboleta com assas alaranjadas e bordas preto e branco está pousada em flor.
Foto: Suziane Fonseca/PBH

Fundação Zoo-Botânica de BH oferece programação de férias

criado em - atualizado em

Durante a segunda quinzena de julho, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte está aberta ao público, de quinta a domingo, com atividades educativas para todas as idades. Nesta semana, o destaque da programação é a “Campanha Latino-Americana Contra o Tráfico Ilegal de Animais Silvestres”. Por meio da ação chamada “Roleta do Conhecimento”, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o tráfico de animais: suas modalidades e as graves consequências para a biodiversidade.

 

Além disso, de quinta a domingo, será realizado um bate-papo sobre os gorilas, espécie ameaçada de extinção que está preservada no Zoológico de BH. A atividade, que ocorre no túnel do recinto dos gorilas, de manhã e à tarde, apresenta ao público a família, que está com um filhote de apenas três meses, fala sobre o comportamento dos animais, suas características mais marcantes, e o papel dos zoológicos na preservação dessa espécie.

 

O Borboletário, o Aquário do Rio São Francisco e o Jardim Botânico também são outras opções para os que decidirem aproveitar um pouco das férias escolares nos espaços da Fundação Zoo-Botânica de BH. No Borboletário a atividade é dividida em dois momentos: no primeiro, o visitante recebe informações sobre a vida das borboletas e mariposas, por meio do vídeo “Cores que voam”. No segundo momento, ocorre um passeio pelo interior do viveiro, onde cada grupo percorre a área, acompanhado por funcionário da instituição, e tem a oportunidade de observar a beleza das cores e formas das borboletas e outras particularidades.

 

Já no Aquário e no Jardim Botânico a visitação é livre. No primeiro, o público poderá conhecer mais de 60 diferentes espécies, nativas e exóticas, do Rio São Francisco e outras curiosidades deste importante rio brasileiro; e no Jardim Botânico, poderá passear pelas estufas temáticas da Mata Atlântica, Caatinga, Campo Rupestre e Evolução e pelos diferentes jardins.

 

Aplicativo
 

Zoobotânica BH é o aplicativo para smartphones, desenvolvido pela Fundação Zoo-Botânica em parceria com a empresa Squadra Tecnologia, para auxiliar os visitantes a conhecer as mais de 200 espécies de animais (entre aves, répteis, mamíferos e peixes) do acervo do Jardim Zoológico; jardins e estufas do Jardim Botânico; além de outras belezas que fazem parte da instituição, como o Aquário do Rio São Francisco e o Jardim Japonês. Com um mapa temático customizado dos espaços da FZB-BH, contendo fotos da fauna e flora da instituição, o usuário poderá realizar uma visita muito mais atrativa e educativa.

 

Programação da semana:
 

“Bate-papo Gorilas: Conhecer, Amar e Respeitar”

Dias: 20, 21, 22 e 23/7 (quinta a domingo)

Horário: 9h às 11h e 13h às 15h30

Local: Zoológico – Recinto dos Gorilas

 

“Visita guiada ao Borboletário”

Dias: 20, 21, 22 e 23/7 (quinta a domingo)

Horário: 9h às 12h e 14h às 16h

Local: Zoológico - Borboletário.

 

Campanha Latino-Americana Contra o Tráfico Ilegal de Animais Silvestres: “Roleta do Conhecimento”

Dia: 23/7 (domingo)

Horários: 10h às 12h e 13h30 às 15h30

Local: Zoológico – proximidade do recinto da onça-pintada.


 

Serviço:

Zoológico, Jardim Botânico e Aquário
• Portaria I - Pampulha Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000. 
• Portaria II - Serrano Av. Antônio Francisco Lisboa, 2600. 

Funcionamento: de quinta a domingo, das 8h às 16h.

Preços e informações sobre linhas de ônibus estão disponíveis neste link.