Pular para o conteúdo principal

Foto da casa do baile tirada no anoitecer.
Foto: Isabel Baldoni

Fundação Municipal de Cultura promove o projeto Sustentarte

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove na Casa do Baile a partir deste sábado dia 6, o projeto Sustentarte, que desenvolverá uma série de atividades socioambientais e culturais na região da Pampulha. A iniciativa visa disseminar a cultura da sustentabilidade por meio de feiras, palestras, apresentações artísticas e oficinas voltadas para o tema. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Essa edição conta com o patrocínio da Codemig, do Governo de Minas Gerais e apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Sustentarte é um projeto realizado pela Bandeira Branca Produtora, Cultura Criativa Empreendimentos e pela Peixe Tolo Produções.

 

A primeira edição acontece na Casa do Baile, que faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha – premiado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. A programação ocorre das 10h às 20h e inclui feira de pequenos produtores (artesanato, moda, decoração, beleza e bem-estar), oficinas (horta na garrafa pet e artesanato com recicláveis), bate-papos, lazer para crianças, apresentações musicais e de teatro, aula de yoga e exibição de filmes.

 

O Sustentarte é um evento cultural com características ambientais e sociais, composto por diversos tipos de ações que podem acontecer simultânea ou isoladamente. Este trabalha com foco no consumo consciente, na cultura da colaboração, na gentileza, no cuidado com o meio ambiente, no respeito, na reutilização e reciclagem, no compartilhamento, na busca incessante por novos caminhos e novos olhares, no equilíbrio, na gratidão e no amor.

 

A intenção é promover a troca de ideias, reflexões e discussão de possibilidades para construir espaços de convivência mais legais, acolhedores, colaborativos, modernos e principalmente mais sustentáveis. O Sustentar que debater com gente disposta a mudar o mundo.

 

 

Programação:

 

Abertura: 10h

Encerramento: 20h

 

10h - Aula de Yoga com Bella Líbero Ramjeet.

 

11h - Apresentação de Teatro Infantil | "Mero - A história do homem que foi engolido por um peixe".

 

12h - Dj Aída.

 

13h - Exibição de Filmes

- Acaiaca (curta metragem, dirigido por Leonardo Good God).

- Nos passos de Aleijadinho (média metragem, dirigido por Fred Tonucci e Leonardo Good God).

 

15h - Trio Bola Preta.

 

16h30 - Banda Baum.

 

18h30 - Regali Blues Band.

 

19h - Manifesto 1 - performance ao som do Regali Blues Band.

 

 

10 - 20h

- Feira de pequenos produtores (marcas que trabalham o consumo consciente, cuidado com o meio ambiente, gentileza, colaboração, reflexão, respeito, reutilização e reciclagem, novos caminhos e olhares, equilíbrio, gratidão e amor).

- Food Bikes.

 

 

11h - 16h

 

Oficinas:

 

* Eco Ações Unidas:

- Nós Passarinho (infantil): Modelagem de objetos com jornal.

- Artesanato com materiais recicláveis: Latinha, TetraPak e Papel.

- Mosaico.

 

 

* Fábrica de Hortas

- Horta na garrafa Pet.

 

10 - 18h

 

* Feira de Adoção de Cães e Gatos (Adultos e Filhotes), com as instituições Patas BH e I Love Dogs.

(IMPORTANTE: Para levar para casa um novo amor é preciso ser maior de 21 anos e apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e contribuir com R$35,00 – utilizados para vacinas, exames de leishmaniose, vermífugos e castração dos adultos).