Pular para o conteúdo principal

Fundação de Parques participa campanha anual de promoção do produtos orgânicos
Foto: Suziane Brugnara

Fundação de Parques participa de campanha de promoção de produtos orgânicos

criado em - atualizado em

A partir desta quinta-feira (29) até 29 de outubro a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) estará presente na XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico (anteriormente conhecida como “Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos”). O evento, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em todo o país desde 2005, conta com a participação organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrgs). 

Em 2022, a campanha nacional traz o slogan “Produtos Orgânicos: Saudáveis por Natureza”, e mais uma vez busca ressaltar os benefícios do consumo na promoção da saúde, respeito ao meio ambiente, além da conservação e recuperação da biodiversidade. 

Desde 2009 a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica participa das campanhas e contribui para divulgar aos visitantes e aos seus funcionários a importância do sistema orgânico de produção para a saúde e meio ambiente. Nesse ano, o tema do evento na Zoobotânica será: “Delícias, belezas e riquezas da biodiversidade”. 

Segundo Gislaine Xavier, Gerente de Educação Ambiental da Fundação, as equipes do Jardim Botânico e da Educação Ambiental participam da campanha procurando envolver tanto o público externo quanto o interno. "A capacitação dos nossos funcionários é prioridade para promovermos práticas mais sustentáveis dentro da nossa instituição. O tema deste ano pretende despertar o interesse do público geral pelas belezas e riquezas do Cerrado, que vão ser demonstradas por meio de uma exposição temática e de conversa com a equipe educativa sobre a necessidade de contribuirmos com a conservação desse rico bioma." 

Já a bióloga do Jardim Botânico, Maria Guadalupe Carvalho Fernandes, destaca que, na maioria das vezes, a valorização e o uso das espécies nativas na alimentação ajuda a preservar nossos recursos naturais. “O Cerrado, com cerca de 12 mil espécies de plantas catalogadas, perdeu mais da metade de sua cobertura original para a produção de grãos - vastos campos cultivados com uma única espécie!  Será que é necessário exterminarmos tanta biodiversidade, culturas e saberes tradicionais e povos indígenas para produzir grãos? Nossos hábitos alimentares são saudáveis e contribuem para a preservação de nossa flora? Como a produção orgânica contribui para a preservação de nossos recursos ambientais? Essas são algumas reflexões que propomos ao público ao visitarem o evento”, explica. 

Neste ano, a programação da campanha na Fundação terá palestra, exposição e oficinas. Entre os principais objetivos das atividades estão: a divulgação para os públicos interno e externo da instituição informações sobre a importância do sistema orgânico de produção para a saúde e o meio ambiente, além de chamar a atenção para as potencialidades de sabores e de fontes nutricionais dos frutos dos biomas brasileiros, com destaque para o Cerrado. Durante a exposição serão apresentadas espécies da flora da região sudeste do Brasil destacando sua importância econômica atual e potencial. Já as oficinas (voltadas especialmente para as crianças, acompanhadas de pais ou responsáveis) irão divulgar uma receita que leva em seu preparo um fruto típico do Cerrado. 


Programação

Exposição temática “delícias, belezas e riquezas da biodiversidade”


Descrição: destaca-se uma planta de cada uma das categorias de uso – Alimentício, Ambiental, Artesanato, Medicinal e Ornamental – dentre as espécies da flora da região sudeste brasileira de importância econômica atual e potencial. A Zooboteca contará com a parceria da “Quintal Torres” que trará, para enriquecer  a exposição, alguns produtos preparados à base de Jabuticaba, uma espécie com alto potencial alimentício.

Local: Zooboteca.
Datas: 01 e 29/10 (Aos sábados).
Horários: 10h às 12h e 13h às 15h.
Datas: 30/09 a 28/10/2022 (terça a sexta-feira). 
Horários: 9h às 11h e 14h às 16h.
Público-alvo: livre para todas as faixas-etárias.



Oficina educativa “delícias do cerrado” 

Palestrante: Danilo Simões (biólogo e professor do Curso de Gastronomia UNA).
Descrição: trata-se de um papo descontraído sobre o Cerrado com o intuito de divulgar para as crianças porque é importante conservar a flora desse rico e importante bioma brasileiro. As crianças participarão de uma oficina educativa na qual elas farão uma receita que leva no seu preparo um fruto típico do Cerrado. Espera-se que a partir desta aula prática elas reconheçam e passem apreciar alguns frutos nativos, às vezes, pouco conhecidos das pessoas.  
Local: auditório da Casa de Educação Ambiental.

Data: 01/10/2022 (sábado).
Horário: 11h e 12h.
Público alvo: crianças a partir de 7 anos acompanhadas dos pais ou responsável.
Número de vagas: até 20 pessoas por grupo.
Inscrição: em frente ao recinto dos elefantes.