Pular para o conteúdo principal

 Funcionamento dos Cemitérios Municipais durante o Dia de Finados
Foto: Divulgação/PBH

Funcionamento dos Cemitérios Municipais durante o Dia de Finados

criado em - atualizado em

Em respeito às tradições familiares do Dia de Finados e diante do aval do comitê de enfrentamento à Covid-19, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB)  informa que no próximo dia 2 serão permitidas visitas aos cemitérios municipais, que poderão ocorrer de forma livre, sem necessidade de agendamento, no período das 7h às 17h30. 

Por medida de segurança, as tradicionais missas e celebrações do Dia de Finados permanecem suspensas e não ocorrerão nos cemitérios. Portanto, recomenda-se, também, que as famílias levem suas próprias flores – somente são permitidas as naturais (não haverá venda no local) – e garrafinha, pois os bebedouros estarão operando apenas na função de reabastecimento, sem consumo direto no equipamento. 

Permanecem as orientações do uso obrigatório de máscara, cobrindo a boca e o nariz, durante toda a permanência no cemitério e recomenda-se a manutenção de todas as medidas preventivas já praticadas e conhecidas pela população, como o distanciamento físico das demais pessoas em, no mínimo, 2 metros e que sejam evitadas aglomerações. Nas portarias será disponibilizado álcool em gel 70%. 

Flexibilização dos cemitérios 

É importante destacar que a FPMZB tem trabalhado, junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, para que sejam possíveis alterações nas medidas sanitárias adotadas nos quatro cemitérios municipais. Após o Dia de Finados, será finalizado o Plano de Flexibilização e divulgado amplamente para toda a população.