Pular para o conteúdo principal

Fórum Qualifica BH! volta ao presencial com debate sobre “Economia da Cultura”
Foto: PBH/ Divulgação

Fórum Qualifica BH! volta ao presencial com debate sobre “Economia da Cultura”

criado em - atualizado em

O Fórum Qualifica BH! deste mês reunirá especialistas do poder público, terceiro setor e iniciativa privada, em um encontro presencial sobre a “Economia da Cultura” em Belo Horizonte. O debate gratuito acontecerá nesta quinta (22), das 9h às 12h, na Casa Baanko (Avenida Afonso Pena, 2881 - Centro). A participação é aberta ao público, mediante inscrição on-line.

 

O fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, com o intuito de promover debates sobre temas relacionados ao mercado de trabalho na capital mineira. Desta vez, o foco da conversa estará voltado para uma das áreas de destaque na cidade e que tem ganhado cada vez mais importância do ponto de vista econômico no cenário global.

 

"Além das contribuições para o desenvolvimento humano e social, a Cultura se consolida, cada dia mais, como um importante pilar econômico. As atividades culturais são realizadas a partir da construção de uma ampla cadeia produtiva, composta por especialistas em diferentes linguagens artístico-culturais, e também por profissionais de outros setores da economia, que agregam valor à oferta de produtos e serviços e à produção de conhecimento”, coloca Joana Reis, Diretora de Fomento e Economia da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Xavier Vieira, convidado e presidente da APPA - Arte e Cultura, concorda com a diretora quanto à importância do segmento cultural na economia. "Existem várias pesquisas que comprovam a contribuição efetiva do setor cultural e das indústrias criativas na economia, tanto em geração de renda e emprego, quanto na contribuição do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, já temos uma contribuição de 3,11% do PIB proveniente da economia da cultura e das indústrias criativas que englobam: artes plásticas, cênicas, visuais, indústria de softwares, games, alimentos, moda e muitas outras", explica.

 

Em Belo Horizonte, a cultura também desempenha papel fundamental na economia local. Segundo dados do Observatório da Economia Criativa de Minas Gerais, o setor cultural movimentou cerca de R$ 6,5 bilhões na capital em 2019, o que representa 4,8% do PIB do município. Além disso, o turismo cultural é um dos principais atrativos da cidade. São mais de 40 museus, além de teatros, cinemas, galerias de arte e outros espaços culturais. Em 2019, a cidade recebeu cerca de 4,5 milhões de turistas, segundo dados da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte).

 

“Em BH, assim como no Brasil, as Leis de Incentivo à Cultura se firmaram ao longo das últimas quatro décadas como os principais mecanismos de fomento, atuando como propulsores da economia da cultura. A partir dessa perspectiva, a PBH vem aprimorando seus editais para atender à crescente demanda do setor cultural, cada vez mais qualificada. Como consequência, a cidade vê ampliada a oferta de oportunidades de trabalho e renda, além de mais opções de acesso à Arte e à Cultura para o cidadão", completa Joana Reis.

 

Além de Joana Reis e Xavier Vieira, participarão do debate a especialista Bell Magalhães, sócia-fundadora da A Macaco, e representantes do projeto Seu Vizinho, Escola de Artes Livre e Periférica do Aglomerado da Serra. Por fim, o evento contará também com as presenças e contribuições de Fernando Motta, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; Eliane Parreiras, Secretária Municipal da Cultura; André Lara, representando a Casa Baanko; e Diego Barroso, diretor de Produção da Expo Favela Minas. Confira a programação completa abaixo:

 

Confira a programação:

 

9h - Apresentação Cultural

Rodas Vivas - Cantorias Flores e Frutos pra batucar e cantarolar com Simião Simão!

 

9h15 - Abertura

Fernando Motta, Eliane Parreiras, André Lara e Diego Barroso

 

9h30 - Joana Reis

Diretora de Fomento e Economia da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte

 

9h50 - Xavier Vieira

Presidente da APPA - Arte e Cultura

 

10h20 - Seu Vizinho

Representantes do projeto Seu Vizinho

 

10h45 - Bell Magalhães

Sócia-fundadora da A Macaco

 

11h10 - Momento de Networking

 

QUERO ME INSCREVER