Pular para o conteúdo principal

Fórum Qualifica BH! discute “transições do trabalho ao longo da vida” dentro do “Outubro Prateado”
Foto: PBH/ Divulgação

Fórum Qualifica BH! deste mês discute “transições do trabalho ao longo da vida”

criado em - atualizado em

O Fórum Qualifica BH! deste mês discutirá as “transições do trabalho ao longo da vida”, em um encontro virtual com especialistas no tema, nesta quinta-feira (20), das 9h às 11h. O evento faz parte da Programação do “Outubro Prateado”, mês de valorização das pessoas idosas, e acontecerá de forma gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. Faça aqui o seu acesso

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os brasileiros acima de 60 anos já representam 18,6% da população do país, o que caracteriza um crescimento de aproximadamente 40% do grupo nos últimos dez anos. O aumento da população idosa em Belo Horizonte também segue a tendência brasileira. Entre 2,5 milhões de cidadãos, mais de 370 mil estão acima de 60 anos, aproximadamente.

 

“O cenário impacta diretamente no mercado de trabalho, com cada vez mais idosos em busca de emprego e fazendo parte da força produtiva de Belo Horizonte. Por isso, convidamos especialistas para debater as transições do trabalho ao longo da vida neste Outubro Prateado. Precisamos promover um espaço digno para essas pessoas no mercado formal, com autonomia e possibilidade de qualificação”, explica Adriano Faria, secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte.

 

Tânia Machado, presidente do Centro Cape e uma das convidadas do evento, aponta o sentimento de insegurança como um dos desafios para a pessoa idosa no mercado de trabalho. "A insegurança das pessoas de não se sentirem capazes é o primeiro desafio. As pessoas podem ser velhas de corpo, mas o espírito e a alma têm que se manter jovem”, afirma.

 

Ela destaca também a importância de ações como o Fórum Qualifica BH! e de incentivar empresas a contratarem essas pessoas. "Além de ações como esta da Prefeitura, é preciso incentivar as empresas a contratarem as pessoas da terceira idade”, defende.

 

“Temos que vencer essa barreira do ageísmo, do preconceito etário, para que as pessoas sejam valorizadas por sua maturidade e experiência”, concorda Michelle Queiroz, fundadora e presidente da Rede Longevidade. Ela também aponta a importância da capacitação constante e de se preparar para o futuro. “Nós passamos por várias transições ao longo da vida, da escola para a faculdade, da idade adulta para mais de 60 anos. Se nos prepararmos melhor, no decorrer da vida, essas transições serão melhor conduzidas”, pontua.

 

Além de Tânia e Michelle, outros convidados participarão do evento, dentre eles: Rafa Braz, Head do IBRA Outplacement e Evolução Profissional e o coach Dario Alexandre Pinto Junior. Para abrir o encontro, o público assistirá a uma intervenção do Entre Elas da Casa do Beco, grupo de teatro intergeracional com foco no público acima de 60 anos.

 

Sobre o Fórum Qualifica BH!

Criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de conectar, voluntária e colaborativamente, entidades formadoras, instituições empresariais e de trabalhadores com as tendências locais, municipais, regionais e nacionais do mercado de trabalho e empreendedorismo contemporâneos, o Fórum Qualifica BH! acontece mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês.