Pular para o conteúdo principal

Fórum Qualifica BH! debate sobre “Cooperativismo: oportunidades e desafios"
Foto: Tiago Penna

Fórum Qualifica BH! debate sobre “Cooperativismo: oportunidades e desafios"

criado em - atualizado em

O Fórum Qualifica BH! Inicia sua temporada 2023 nesta quinta-feira (16), das 10h às 12h, com um debate sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo. O evento, que acontecerá em formato virtual, reune especialistas de diversos temas relacionados ao universo do trabalho e tem acesso gratuito e aberto a todos os tipos de público, sem a necessidade de inscrição prévia. Acesse o evento aqui.

 

Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgados em 2022, o número de empregados no cooperativismo já representava 493.277 de brasileiros e cresce a cada ano em diversos setores, como: agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços e transporte. Só em Minas Gerais, são 770 cooperativas, o maior número de cooperativas por um estado brasileiro, e 50.896 empregados que movimentam a economia do estado e da capital mineira.

 

“O cooperativismo é vez ganhando cada vez mais força e chamando a atenção por sua capacidade de conciliar o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social, por meio da associação de indivíduos com um mesmo objetivo. A oportunidade de debatermos suas oportunidades e desafios é fundamental para aproximar as pessoas deste universo e refletirmos sobre outros modelos econômicos mais inclusivos”, explica Adriano Faria, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Nesse sentido, um dos convidados do encontro, o professor de Estudos Críticos de Plataformas e Dados da Universidade de Toronto e líder do Observatório do Cooperativismo de Plataforma, Rafael Grohmann, também considera indispensável discutir o cooperativismo de plataforma em um contexto em que a plataformização do trabalho segue a tendência do mercado. “A construção de políticas públicas é fundamental para fomentar o cooperativismo de plataforma, articulando trabalho decente, dados para o bem comum, tecnologias livres e justiça no design, com base na economia solidária”, afirma o estudioso.

 

Além de Rafael Grohmann, outros dois convidados debaterão o tema com o público no Fórum desta quinta-feira: Alexandre Tairony, diretor de Intercooperação da Cooperativa dos Empreendedores e integrante do Movimento Fraternal Coop, e Geraldo Magela da Silva, assessor institucional do Sistema OCEMG (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais).

 

Confira a programação do fórum:

10h - Abertura
10h15 - Alexandre Tairony, diretor de Intercooperação da Cooperativa dos Empreendedores e integrante do Movimento Fraternal Coop
10h50 - Rafael Grohmann, professor de Estudos Críticos de Plataformas e Dados da Universidade de Toronto e líder do Observatório do Cooperativismo de Plataforma.

11h25 - Geraldo Magela da Silva, assessor institucional do Sistema OCEMG (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais)

11h50 - Informes e encerramento

 

Sobre o Fórum Qualifica BH!

 

Criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de conectar, voluntária e colaborativamente, entidades formadoras, instituições empresariais e de trabalhadores com as tendências locais, municipais, regionais e nacionais do mercado de trabalho e empreendedorismo contemporâneos, o Fórum Qualifica BH! acontece mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês.