Pular para o conteúdo principal

Fórum Qualifica BH! debate avanços e desafios da biotecnologia
Foto: Paulo Valle

Fórum Qualifica BH! debate avanços e desafios da biotecnologia

criado em - atualizado em

O Fórum Qualifica BH! terá mais uma edição virtual nesta quinta (18), debatendo um tema em que a capital se destaca no cenário nacional: “Biotecnologia: avanços e desafios”. O encontro, que acontece das 9h às 11h, sempre com a presença de especialistas no assunto, é gratuito e aberto ao público, por meio da plataforma Google Meet. Entre os convidados confirmados, participam: Caroline Salvati, especialista em aceleração de startups no Grupo Boticário e co-fundadora e líder de parcerias do Profissão Biotec; Yaro Luciolo, analista de desenvolvimento de negócios da BIOTECHTOWN; e Carlos Martins Viana, CEO e fundador da Gran Moar e Head de Comunidade na Biominas.

 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico acontece toda terceira quinta-feira do mês para promover debates sobre temas relacionados ao mercado de trabalho em Belo Horizonte. Desta vez, o foco será a biotecnologia, que se caracteriza pela aplicação de ciência e tecnologia aos organismos vivos, com o objetivo de alterar materiais para a produção de conhecimentos, bens e serviços, segundo definição da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE).

 

"A Biotecnologia como uma profissão é relativamente nova no Brasil, com o primeiro curso surgindo no início dos anos 2000. Por apresentar um grande potencial de disrupção das cadeias de valor, esta área do conhecimento demanda a formação de profissionais com habilidades multidisciplinares e com capacidade de transferir tecnologia da academia para o mercado", conta Caroline Salvati.

 

Utilizada desde o período neolítico, há cerca de 10 mil anos, para a produção de bens de consumo, como as bebidas alcoólicas, a biotecnologia tem se destacado cada vez mais dentre os avanços das tecnologias. Da fermentação da cerveja até a clonagem de animais, ela tem crescido em todo o mundo, representando cerca de 27% do mercado global, segundo estudos da consultoria Deloitte. No Brasil, Belo Horizonte se destaca como a segunda cidade que mais sedia empresas de biotecnologia no país, segundo levantamento MAPA BIOTEC do Profissão Biotec.

 

"Belo Horizonte figura entre as primeiras posições de ranqueamentos como empreendedorismo e cidades inteligentes e conectadas. É um ecossistema inovador e em expansão que contém componentes e iniciativas que podem acelerar o seu desenvolvimento na biotecnologia, gerando produtos de valor agregado, emprego e renda", explica Yaro Luciolo.

 

Para o analista, a importância de debater o tema “Biotecnologia: avanços e desafios", relaciona-se com o fato de o setor estar intimamente ligado ao impulsionamento do desenvolvimento tecnológico nas mais diversas áreas do conhecimento humano e da vasta diversidade e capacidade de atuação dos microrganismos. "Do ponto de vista estratégico para qualquer país, o desenvolvimento biotecnológico pode alavancar uma nação a uma posição privilegiada, como observamos na pandemia de covid-19. Por tudo isso, o debate desse tema contribui para fomentar ideias, gerar interesse e possibilitar avanços contínuos".

 

"Quando falamos de desenvolvimento de negócios na área de biotecnologia, podemos ressaltar a importância desse tema como forma de impulsionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, a contribuição e o incentivo no âmbito municipal, estadual e federal são essenciais para que novas soluções biotecnológicas sejam desenvolvidas e aplicadas de forma mais efetiva, levando a mais benefícios para sociedade", completa Carlos Martins Viana.