Pular para o conteúdo principal

A Secretária Angela Dalben fala para centenas de professores da educação pública

Formação de gestores marca o começo da autonomia na Educação Infantil

10/10/2018 | 18:44 | atualizado em 11/10/2018 | 18:49

Diretores e vice-diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) participaram, nos dias 8 e 9/10, do seminário de Formação de Diretores e Vice-diretores das Emeis. O evento teve por objetivo preparar os gestores para a nova realidade das instituições de Educação Infantil da rede própria do Município, que desde o dia 1/10 ganharam autonomia e deixaram de ser vinculadas a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental.
 

A Lei n°11.132, que estabelece a autonomia das Unidades Municipais de Educação Infantil, transformando-as em Escolas Municipais de Educação Infantil , foi sancionada no dia 19/9/2018 pelo prefeito Alexandre Kalil e entrou em vigor no dia 1/10. A nova legislação possibilita a independência administrativa e financeira dessas unidades, que deixam de ser vinculadas a uma escola de ensino fundamental e ganham status de escola.
 

A secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, definiu o seminário como o ponto de partida para uma nova etapa na educação infantil na cidade. “É o primeiro passo para uma caminhada de sucesso. Com a autonomia, as Escolas Municipais de Educação Infantil ganham independência financeira e administrativa. Essa formação inicial é um momento de compartilhar, com os diretores e vice-diretoras, assuntos importantes que dizem respeito à rotina administrativa e financeira, e que agora passam a fazer parte da realidade desses gestores. É também um momento de confraternização, de comemorar essa conquista que é um marco histórico para a educação infantil do município”, considerou.
 

A diretora Ana Maria Miranda, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. “Acho que é um momento importante, uma iniciativa muito bacana e necessária. Posso dizer que a emancipação é um desejo muito antigo e que confere nova identidade às Escolas e também passa pela valorização desse profissional que está na Educação Infantil”, afirmou.

 

Temas para subsidiar o dia a dia

A programação incluiu a palestra “A Política de Educação Infantil da RME/BH: Contexto Histórico, Avanços e Desafios e o Papel da Equipe Gestora das Emeis”, ministrada pela secretária Ângela Dalben. Foram ofertados também seis minicursos que abordaram os temas: Organização da Secretaria Escolar: legislação, gestão de documentos, escrituração, papel do Secretário Escolar e do Assistente Administrativo Educacional; Constituição de Caixa Escolar e Plano de Trabalho; Gestão de Pessoas – MGS e quadro de escola, Regimento Escolar, Censo Escolar e Cadastro, Colegiado Escolar; Plano de Convivência, clima escolar e relação família/escola e PPP e Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil.
 

Para a diretora da E.M. de Educação Infantil Gameleira, Flávia Juliana Silva Ribeiro, o seminário trouxe contribuições importantes. “Acredito que esse é um momento esclarecedor, principalmente para as pessoas que estão iniciando na gestão. É um encontro que precisa ser cada vez mais promovido, porque é importante a gente estar junto, ouvir e poder pontuar nossas impressões. Vivemos um momento histórico e é fundamental saber como realmente exercer sua autonomia, seu papel frente aos cidadãos de Belo Horizonte. Sabemos que é uma hora de transição, então é preciso ter calma, paciência, saber vencer os desafios que vão surgir, com muita expectativa e com muita esperança de que as coisas vão ficar cada vez melhores”, avaliou.

Últimas Notícias

Foto do Parque Municipal. Algumas pessoas sentadas na grama, de frente para o lago. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Praças e Parques de Belo Horizonte recebem eventos gratuitos em 

19/10/2018 | 15:33
Grupo de mulheres está em rua durante dia de sol Integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

A solenidade será às 14h no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. 

17/10/2018 | 19:03