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Aparelho que mede avanço de sinal em dia chuvoso
Foto: Divulgação/PBH

Fiscalização eletrônica em BH busca segurança no trânsito

criado em - atualizado em

Belo Horizonte conta com mais de 350 equipamentos de fiscalização eletrônica, que aumentam a segurança de pedestres e motoristas, além de priorizar o tráfego de ônibus em faixas exclusivas. A BHTrans, sempre que inicia a operação de um novo equipamento de fiscalização eletrônica, informa à população a data em que o equipamento vai começar a operar. Além de faixas de pano fixadas no local, envia releases para a imprensa, publica em seu portal e nas redes sociais da empresa todas as informações.
 

Os equipamentos que vêm chamando a atenção são os que foram instalados recentemente na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, entre a Estação Eldorado e o acesso ao bairro Coração Eucarístico. Esses radares de controle de excesso de velocidade, diferentes da maioria implantada na capital, em vez de sensores instalados no solo, utilizam sensores fixados em um pórtico sobre a via. Como no local o pavimento é de concreto, o uso desse tipo de radar preserva a via, sobretudo evitando infiltrações. Esse tipo de equipamento, que fiscaliza o excesso de velocidade na via, não é novidade na capital, pois já é utilizado nas pistas exclusivas do MOVE, que também possuem pavimento em cimento. 
 

A troca vai garantir mais segurança para os motoristas. Assim que a implantação e aferição forem concluídas, os equipamentos já poderão operar na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. E a BHTrans vai informar quando os novos radares entrarem em operação. 

 

Multas por velocidade média por enquanto só em São Paulo

Em São Paulo, foram implantados em alguns trechos da cidade equipamentos que mensuram a velocidade média do veículo. O acionamento é feito assim que o veículo passa pelo primeiro equipamento, quando o horário e a velocidade são registrados. Se o condutor alcançar o segundo equipamento mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida, o motorista é advertido por uma correspondência, sem a emissão de multas ou perda de pontos na carteira de habilitação, uma vez que a legislação federal não permite a aplicação de multas com esse tipo de fiscalização. Em Belo Horizonte não existe a medição de velocidade média. 


Boatos sobre radares são compartilhados todos os dias nas redes sociais e aplicativos de comunicação. 

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Radares salvam vidas

Ao longo de todos os anos de operação, os equipamentos de fiscalização eletrônica se consolidaram como um importante instrumento para o aumento das condições de segurança viária do município de Belo Horizonte. A escolha dos locais para instalação leva em consideração o número e a gravidade dos acidentes com vítimas, fatores técnicos e o potencial risco de novos acidentes. 
 

Os locais com equipamentos são monitorados com o objetivo de acompanhar os índices de acidentes. Todos os locais onde há fiscalização são devidamente sinalizados com placas de velocidade máxima permitida conjugadas com placas indicativas de “Fiscalização Eletrônica".  
 

O gráfico abaixo mostra a relação entre o número de equipamentos de fiscalização e o número de vítimas que vieram a óbito no trânsito de Belo Horizonte

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Equipamentos de Fiscalização Eletrônica

- O principal objetivo dos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) é o controle de velocidade nas vias urbanas. Com a circulação dos veículos dentro dos limites de velocidade na área urbana, o risco de acidentes é quase zero.  E o excesso velocidade contribui cada vez mais para o aumento do número de acidentes, por uma série de fatores;

- O excesso de velocidade reduz o tempo de percepção e reação do condutor frente a um obstáculo;

- Ao superar o limite de velocidade, diminui-se a estabilidade do veículo e a visibilidade do condutor, reduzindo-se, por exemplo, o campo visual do percurso escolhido;

- Quanto maior a velocidade de um veículo, mais difícil será para o pedestre julgar a distância desse veículo em relação a si próprio;

- A severidade do acidente aumenta exponencialmente com a velocidade de impacto. A 50 km/h o risco do passageiro dianteiro de sofrer lesões graves, mesmo usando o cinto de segurança, é três vezes maior que a 30 km/h;

- O excesso de velocidade deteriora a eficiência dos dispositivos de segurança dos veículos, como, por exemplo, os air-bags, cintos de segurança e freios ABS.

- A utilização de dispositivos de controle de velocidade preserva, em média, 180 vidas por ano em Belo Horizonte desde a sua implantação em 2000.

Saiba mais sobre os equipamentos de fiscalização eletrônica de BH.
 


Outros dados

Controle de Excesso de Velocidade: 106 locais
Avanço de Semáforo: 193 locais
Invasão de Faixa/Pista Exclusiva de Ônibus: 50 locais
Detector de Caminhões: 4 locais
TOTAL: 353 locais

Contratos Vigentes
Contrato nº 2322/14
Contratado: Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda.
Vigência: 12/05/2017 a 11/11/2019
Valor: R$ 26.636.779,68
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/edicao/2112

Contrato nº 2329/15
Contratado: Consórcio VIASBH.
Vigência: 03/08/2017 a 02/02/2020
Valor: R$ 17.041.572,74
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/edicao/2127

Contrato nº 2438/17
Contratada: Consórcio BHSEGURA.
Processo Licitatório: Pregão Presencial nº 05/2017.
Vigência: 01/11/2017 a 30/04/2020.
Valor: R$ 10.848.999,77.
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/edicao/2141

Contrato n.º 2430/17.
Contratada: Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda.
Processo Licitatório: Pregão Presencial nº 05/2017
Vigência: 25/09/2017 a 24/03/2020
Valor: R$ 9.896.678,05
https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/edicao/2114