18 Abril 2023 -
Como parte do processo permanente de capacitação do quadro de gestores e fiscais de controle urbanístico e ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, foi realizado nesta terça-feira (18) o seminário com a temática “Análise de Ambiente na Ação Fiscal”. O evento promovido pela Subsecretaria de Fiscalização reuniu cerca de 250 participantes no auditório do Teatro Francisco Nunes.
O secretário municipal de Política Urbana, João Antônio Fleury, abriu a programação e manifestou orgulho do trabalho da Fiscalização. “A iniciativa de realizar o evento é uma forma de dar subsídios para as equipes enfrentarem os desafios em campo”, afirmou.
José Mauro Gomes, subsecretario de Fiscalização, destacou a importância do planejamento e da elaboração de projetos para alcançar a eficiência no trabalho de fiscalização.
Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização, anunciou a implantação de um programa de capacitação continuada voltado para a educação urbanística e ambiental, com módulos presenciais e virtuais, disponibilizados inclusive na plataforma EAD da PBH.
A diretora também anunciou que ainda neste ano terá início a execução do programa de mapeamento de ruídos de ambiente da capital. Ela disse que o mapeamento irá contribuir na elaboração de planos de ação, uma vez que ele trará dados importantes sobre o comportamento dos ruídos na cidade.
Um dos objetivos é dar subsídios para a implementação de iniciativas que auxiliem no controle da poluição sonora, que ocupa a lista das cinco maiores demandas da comunidade junto à Prefeitura. Ressaltou, ainda, que o trabalho irá possibilitar a promoção de eventuais ajustes na legislação de controle de ruídos e vibrações na cidade.