Pular para o conteúdo principal

Mais de dez pessoas se apresentam em palco coberto ao ar livre; no alto do palco, uma faixa com os dizeres "Festival Regionalizado 2017"
Foto: Welington Guimarães/PBH

Festivais regionais celebram 10 anos do Escola Integrada

criado em - atualizado em

Neste mês de outubro, quatro Diretorias Regionais de Educação realizam os seus Festivais Regionalizados. Com o tema Educação Integral: uma década de história, a iniciativa celebra os dez anos do Programa Escola Integrada e convida a cidade para refletir sobre a importância dessa vivência para crianças e adolescentes.

 

Com uma série de intervenções artísticas, as Regionais de Venda Nova, Pampulha e Nordeste abriram a temporada de festivais no mês de setembro. Neste mês de outubro, as regionais Barreiro, Leste, Norte e Oeste mostrarão um pouco do trabalho desenvolvido por estudantes, monitores e coordenadores do Programa Escola Integrada. Em novembro será a vez da Regional Noroeste e, em dezembro, a Regional Centro-Sul encerra a programação.

 

Além de compartilhar os resultados dos programas Escola Integrada e também da Escola Aberta com a cidade, os Festivais Regionalizados proporcionam uma rede de trocas entre as escolas, viabilizando a circulação dos saberes e efetivando novas práticas entre os participantes.

 

Escola Integrada

O Programa Escola Integrada está presente em todas as 173 escolas de Ensino Fundamental  da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e contempla estudantes de seis a 14 anos. A programação, definida em cada uma das nove regionais, traz para os espaços públicos uma demonstração do resultado das diversas oficinas oferecidas aos estudantes no contraturno das aulas, como música, circo, teatro, dança, jogos, esportes, artesanato, entre outros.

 

As apresentações das atividades da educação integral para a cidade nos Festivais Regionalizados refletem a consolidação das experiências educativas dos estudantes e da integração das escolas com espaços públicos, tais como parques, praças, espaços comunitários e educativos. Os eventos regionalizados são gratuitos e abertos a toda comunidade.

 

Agenda Regional

Nos dias 20 e 21 de outubro, as regionais Barreiro, Leste e Norte realizam o festival. No Barreiro, o evento ocorrerá da na Escola Municipal Polo de Educação Integral (Poeint), na Leste na Praça Duque de Caxias e na Norte, no CRAS Brasilina Maria de Oliveira. Já nos dias 27 e 28, a Regional Oeste promove o festival na quadra anexa da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros.