Pular para o conteúdo principal

Feira da Economia Solidária
Foto: Tiago Penna

Feira da Economia Solidária terá programação regular nos parques municipais

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica vão oficializar, neste sábado (24), às 10h, um convênio que garantirá a realização da Feira de Economia Solidária, uma vez ao mês, em diversos parques municipais da cidade. A ação integra a programação de 125 anos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti e reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com o estímulo às iniciativas sustentáveis e orientadas pela economia circular.

 

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, esse é um marco importante para os empreendedores e para os cidadãos. “Estamos em um momento de retomada para os empreendedores, em que precisamos oportunizar seu crescimento. A Economia Solidária nos ensina uma lógica produtiva e comercial diferente, com alto valor agregado. É essencial que essa mensagem chegue a mais e mais pessoas”.

 

A Economia Solidária é uma política pública do Município, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e acontece por meio de uma comercialização orientada pelos princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

 

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2016), a Economia Solidária impacta atualmente aproximadamente 20 mil empreendimentos (cooperativas, grupos de produtores e organizações colaborativas) no Brasil, com cerca de 14 milhões de trabalhadores e uma movimentação que chega a R$12 bilhões por ano.

 

Cleide Maria é uma das integrantes da política e considera a feira uma oportunidade para dar visibilidade ao seu trabalho e à pauta sustentável. "Nosso trabalho é feito com o reaproveitamento de materiais, agregando valor aos produtos e transformando-os. Quando participamos dos eventos, conseguimos contar para as pessoas que em nossa produção nada se perde”, conta a catadora e mobilizadora social, que comercializa utensílios domésticos a partir de vidros, latas e outros materiais reciclados.

 

Atualmente, há mais de 260 grupos cadastrados com a Prefeitura, que contam com mais de 780 integrantes. Em geral, eles comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O Centro Público de Economia Solidária (CEPES), localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço que eles têm de referência para reuniões e qualificações. A Economia Solidária já integra a Feira da Afonso Pena e acontece com regularidade no Tribunais de Justiça e no TRE.

 

A assinatura do termo de cooperação acontecerá a partir das 10h e contará com a participação do subsecretário de Trabalho e Emprego, Luiz Otávio Fonseca, e do presidente da Fundação dos Parques, Sérgio Augusto Domingues. Na programação, estão previstas a Feira de Economia Solidária, das 8h às 16h, além de oficinas, plantio de mudas, rua de lazer e atividades esportivas.