Pular para o conteúdo principal

Feira da Economia Solidária inaugura novo ponto fixo no Parque JK neste domingo
Foto: Tiago Penna/PBH

Feira da Economia Solidária inaugura novo ponto fixo no Parque JK neste domingo

criado em - atualizado em

A Feira da Economia Solidária vai inaugurar mais um ponto fixo neste domingo (23), desta vez, no Parque Municipal Juscelino Kubitschek. O evento acontecerá sempre no penúltimo domingo do mês, das 8h às 15h, na Avenida dos Bandeirantes, 240. Neste domingo, estarão presentes mais de 20 expositores de artesanato, confecção, cosméticos e alimentos. Além disso, o evento contará também com carrinho de chopp e música ao vivo.

A Economia Solidária tem sido uma importante alternativa em todo o mundo para a geração de emprego e renda, bem como para a promoção da sustentabilidade e da inclusão social nas cidades. Baseada na cooperação, na autogestão e na solidariedade entre os trabalhadores, ela une empreendimentos coletivos para produzir e comercializar bens e serviços em uma lógica consciente e sustentável.

Em Belo Horizonte, existem diversas iniciativas de economia solidária, como cooperativas de reciclagem, cooperativas de costura, lojas coletivas, bancos comunitários e feiras de produtos orgânicos. Essas iniciativas têm sido apoiadas pelo poder público e por organizações da sociedade civil, que oferecem capacitação, assessoria técnica e financeira para o fortalecimento dos empreendimentos solidários.

Atualmente, já são mais de 260 grupos e 780 integrantes cadastrados no programa Economia Popular Solidária da Prefeitura, uma política liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para assistir empreendimentos solidários na cidade. A Feira da Economia Solidária integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos Tribunais de Justiça e em diferentes parques da cidade.

Este será o segundo ponto fixo em Belo Horizonte. Desde março, a feira começou a ser realizada às segundas sextas-feiras de cada mês na rua Goiás, entre a avenida Augusto de Lima e a rua da Bahia, no Centro, das 8h às 18h.