Pular para o conteúdo principal

Feira da Afonso Pena funcionará com horário estendido em dezembro
Divulgação/PBH

Feira da Afonso Pena funcionará com horário estendido em dezembro

criado em - atualizado em

A Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedade de Belo Horizonte, a tradicional Feira Hippie, na Avenida Afonso Pena, terá o horário estendido em uma hora no mês de dezembro, e vai funcionar até às 15h. A regra valerá para os domingos 10, 17 e 24 deste mês e é uma forma de promover a economia popular às vésperas do Natal, período em que o comércio fica mais aquecido.

 

A Feira da Afonso Pena recebe um público de cerca de 60 mil pessoas por domingo, e em razão das compras de Natal, o movimento tradicionalmente aumenta de 30 a 35%, justificando a ampliação do horário. A liberação das vias para o tráfego está prevista para às 18h30 nos dias em que o funcionamento for estendido.

 

Gustavo Resgala, da gerência da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Política Urbana, pontua que este ano foi de conquistas e celebrações para a Feira da Afonso Pena. Foi feita a implantação e consolidação da nova disposição e organização das barracas, o que trouxe uma melhor ambiência para a Feira, atraindo mais frequentadores. “Atendemos a demanda apresentada pelos feirantes de ampliação do horário da Feira durante os 3 domingos que antecedem o Natal, prevendo um aquecimento nas vendas neste período. Acreditamos que neste final de ano, teremos um público ainda mais numeroso que o de 2022. Com uma hora a mais de funcionamento, os frequentadores ficarão ainda mais à vontade para conferirem os produtos e as atrações presentes na tradicional Feira da Afonso Pena”, afirma.

 

 

A Feira da Afonso Pena, cri­ada ofi­ci­al­mente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, é divi­dida em 16 seto­res, incluindo áreas de alimentação. Possui cerca de 1.800 expositores.

 

Histórico

 

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plás­ti­cos e arte­sãos de diver­sas espe­ci­a­li­da­des ali se reu­niam, expu­nham e ven­diam os seus tra­ba­lhos. Em 1973, foi reco­nhe­cida e ofi­ci­a­li­zada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Em 1991, a Feira Hippie - nome cari­nho­sa­mente dado pela popu­la­ção - e outras fei­ras de arte­sa­nato espa­lha­das pela cidade foram reu­ni­das e trans­fe­ri­das para a Avenida Afonso Pena, no Cen­tro de Belo Horizonte, dando ori­gem à maior feira de arte­sa­nato a céu aberto da América Latina.