Pular para o conteúdo principal

Dez trajes folclóricos, masculinos e femininos, nas cores branco e laranja, expostos em sala do Museu de Moda.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Exposição no Museu da Moda apresenta trajes de manifestações do folclore mineiro

24/05/2019 | 20:03 | atualizado em 27/05/2019 | 20:25

A Fundação Municipal de Cultura recebe, até o dia 9 de junho, no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), a exposição “Tradições Mineiras”, do Grupo Aruanda. A mostra revela um pequeno recorte do imenso acervo do Grupo, se concentrando nas manifestações do folclore mineiro, mostrando festas, folias e folguedos que traduzem o caráter devocional de seus habitantes. A exposição pode ser visitada de terça a sexta das 9h às 21h e sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

 

“Tradições Mineiras” mostra figurinos e adereços das manifestações folclóricas mineiras, fortalecendo o empenho do Grupo Aruanda em levar entretenimento aliado à pesquisa, projeção e valorização das tradições folclóricas e culturais do nosso estado. “A intenção é levar ao público de todas as idades a oportunidade de reconhecimento, apropriação e valorização da nossa mais genuína cultura. São histórias, memórias, imagens, fé e reflexões que conectam a cultura mineira ao mundo da dança, palco, transformação e tradição”, afirma Sérgio Cosse, diretor presidente do Aruanda e curador da mostra, ao lado de Juliana Azoubel.

 

No dia 4 de junho, terça-feira, às 17h, haverá uma visita mediada e uma roda de conversa com os curadores sobre a exposição. Na sequência, às 19h, a curadora Juliana Azoubel ministra uma aula aberta com o tema “A trajetória e os figurinos do Grupo Aruanda”.

 

 

O Aruanda

O Grupo Aruanda é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. Em atividade desde 1960, fundado pelo professor Paulo César Valle, o Grupo recebeu as maiores honrarias destinadas a uma entidade cultural, além dos aplausos do público e da crítica especializada, e acumulou números impressionantes.

 

O Grupo é reconhecido no Brasil e no exterior pelo seu trabalho e também por possuir um “guarda-roupa” considerado dos mais belos, extensos e variados. Possui um representativo acervo de mais de 100 danças pesquisadas em todas as regiões, mais de cinco toneladas de figurinos e adereços, mais de três espetáculos realizados no Brasil e no exterior, o que qualifica o Grupo a ser referência nacional em manifestações populares não só de Minas Gerais, mas de todas as regiões do país. Informações para o público: (31) 3277-9248.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de opéração de trânsito e transportes no entorno do Mineirão para Show Turnê Amigos 20 Anos, com início às 16h do dia 20/7.  Entorno do Mineirão tem operação especial para show no sábado, dia 20/7

BHTrans realiza operação de transporte e trânsito no entorno do Mineirão para Show Turnê Amigos 20 Anos, com início às 16h do dia 20. 

19/07/2019 | 17:11
Duas crianças jogam pebolim ao ar livre. BH é da Gente oferece oficinas recreativas e faz ações de saúde no dia 21/7

Oficinas recreativas e ações de saúde e combate ao trabalho infantil fazem parte da programação de domingo do programa. 

18/07/2019 | 20:26