Pular para o conteúdo principal

Expoente do rap de BH, Imane Rane apresenta gratuitamente show Tem Que Ter Gana
Divulgação/PBH

Expoente do rap de BH, Imane Rane apresenta gratuitamente show Tem Que Ter Gana

criado em - atualizado em

“Tem que ter gana” é o título dado pelo rapper mineiro Imane Rane ao show que será apresentado no projeto Quinta no Raul, atração do Circuito Municipal de Cultura, na próxima quinta-feira (16), às 20h. Expoente da nova geração do rap de Belo Horizonte, o artista levará ao palco do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado músicas novas e faixas de seu primeiro EP, “Gana” (2021). No show, que conta com participações especiais, o rimador estará acompanhado pelo DJ Alexandre de Sena. As entradas são gratuitas e podem ser retiradas no site da Sympla. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Registro de estreia da carreira, lançado quando o artista tinha apenas 18 anos, “Gana” é o cartão de visita da música de Imane Rane, que versa sobre os diversos atravessamentos sociais da vida de alguém como ele no Brasil. “Para mim, o rap é a extensão do cotidiano, das minhas vivências como jovem negro e perifério. Eu passo por esse lugar, mas tentando ver as coisas de forma diferente. De um jeito que também seja leve, que mostra que podemos falar de outros assuntos além do que nos violentam. É uma música feita para pessoas que se parecem comigo”, afirma o rapper. “‘Gana’ é uma obra que define a minha identidade como artista, que apresenta o que quero dizer, que experimenta diferentes estilos musicais e vertentes do rap. E que também busca essa coisa da expansão, de ir além”, completa.

 

Filho do multi-artista Sérgio Pererê e acostumado a transitar por variados universos musicais desde cedo, Imane Rane prepara uma apresentação que abarca singles lançados antes e depois de “Gana”, além de faixas do EP e de canções inéditas. “O show vai trazer várias novidades, seguindo esse conceito de gana, de querer mais, de abrir novos caminhos. Estarei novamente com o DJ Alexandre de Sena, celebrando essa parceria que surgiu em 2021, quando fizemos juntos dois shows, na Virada Cultural e no FAN (Festival de Arte Negra)”, afirma, revelando que haverá participações de outros dois artistas de BH, Anarvore e Jessé. “O Circuito Municipal de Cultura é importante para a cidade, pois possibilita que jovens artistas possam se apresentar. Adoro o projeto Quinta no Raul, porque o teatro é bem perto da minha casa. Então, será uma oportunidade para as pessoas que estudaram comigo, que cresceram comigo, irem ver meu trabalho. Espero que eu possa inspirar as pessoas do meu bairro e todas as outras que estiverem presentes”.

 

Quinta no Raul

O Projeto musical acontece no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, nas noites de quinta-feira. A proposta foi criada devido à vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação como bandas e coletivos. O Circuito realiza quinzenalmente apresentações de artistas autorais, de diversos estilos, tendo como referência artistas que possuem relação com o território e o público local. O evento tem acesso gratuito;

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

Quinta no Raul | Show “Tem que ter gana”, de Imane Rane

Quando: Dia 16 de março, quinta-feira, às 20h

Onde: Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, 80, Alípio de Melo)

Quanto: As entradas são gratuitas e podem ser retiradas pela Sympla