Pular para o conteúdo principal

Experiência da PBH em gestão de lideranças é destaque em encontro nacional
Divulgação Porgrama + Líderes

Experiência da PBH em gestão de lideranças é destaque em encontro nacional

criado em - atualizado em

As boas práticas da Prefeitura de Belo Horizonte na área de gestão de lideranças públicas foram apresentadas nessa terça-feira (1º), em São Paulo (SP), durante a cerimônia de abertura do Programa +Líderes. A iniciativa é do Vetor Brasil e Instituto Gesto em parceria com a VAMOS - uma coalização entre Fundação Lemann, República.org e Instituto Humanize -  e tem por objetivo fomentar discussões e reflexões sobre sistemas de alta direção e seus impactos, onde contou com gestores de diversas partes do país. 

A capital mineira foi representada pela subsecretária municipal de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernanda Neves, que compôs o painel sobre a profissionalização da gestão de lideranças. 

Na oportunidade, a subsecretária destacou ações importantes implementadas no município, como o novo modelo de avaliação de desempenho, com foco em competências. Desenvolvido desde 2017 a partir do mapeamento de competências, o processo passou a ser feito por meio eletrônico, garantindo agilidade e segurança em todas as etapas previstas.

A educação a distância com a disponibilidade de conteúdos on-line para aperfeiçoamento profissional, bem como os programas voltados ao engajamento de servidores na rede municipal de ensino e de desenvolvimento para a alta gestão também foram pontuados no evento. 

“Lideranças mais capacitadas e engajadas resultam em um time mais produtivo, com serviços de maior qualidade e consequentemente em cidadãos mais satisfeitos. E nosso trabalho na área de gestão de pessoas tem esse foco. Buscamos continuamente a melhoria da experiência do cidadão com os serviços prestados a partir dos avanços em nossos processos internos de gerenciamento e melhores políticas de gestão de pessoas”, disse a subsecretária.

+ líderes

O Programa +Líderes propõe a atuação em rede para potencializar a adoção de práticas de gestão de lideranças de forma replicável e escalável.

A proposta é acelerar ou desenvolver iniciativas municipais em gestão de pessoas por meio do acesso a formações, diagnósticos e mentorias com especialistas em gestão estratégica de lideranças públicas.