Pular para o conteúdo principal

Estudantes do Barreiro participam de gincana de matemática
Foto: Alberto Cunha/PBH

Estudantes do Barreiro participam de gincana de matemática

criado em - atualizado em

Até amanhã, 23 de junho, mais de mil alunos do ensino fundamental de escolas municipais vão se enfrentar em um desafio matemático. Trata-se da 6ª Gincana de Matemática das Escolas Municipais de Belo Horizonte (GincaMat), que está em sua fase municipal e reúne, na Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro), estudantes de 18 escolas. Nessa etapa, 12 estudantes de cada escola se enfrentam em uma série de jogos e desafios, tanto individuais, quanto em equipe, e ganham premiações diárias.
 

Além de resolução de problemas, por exemplo, os estudantes devem resolver desafios e jogos, em grupo, de uma forma colaborativa. Uma das atividades mais interessantes da Gincana é o “Mentes Brilhantes”, jogo que consiste em responder 20 perguntas no valor de cinco pontos cada uma. A pontuação é de 0 a 100 pontos. As atividades da GincaMat são compostas essencialmente por atividades que estimulam professores e estudantes a realizarem um percurso diferente na construção do conhecimento.
 

A GincaMat premiará diariamente as três escolas que obtiverem os melhores resultados em cada dia de competição. Os jogos acontecem, das 8h às 16h, e são voltados para estudantes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental (de 9 a 15 anos). A gincana conta com a participação de cerca de 200 professores de matemática.

 

Competição em duas etapas

Na primeira fase da Gincana, a fase municipal, a competição acontece com grupos de, no máximo, 12 alunos por escola, no Poeint Barreiro, quando estudantes se desafiam na solução de desafios matemáticos. Todas as escolas são pontuadas e ao final de cada dia, três escolas que somarem o maior número de pontos, naquele dia, são premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. Dessa etapa, participam apenas escolas que fizeram inscrições prévias.


No segundo semestre, começa a fase escolar da GincaMat. Nessa etapa, todos os estudantes de 2º e 3º ciclos das escolas municipais são convidados a participar dos jogos e desafios matemáticos. A fase escolar acontece após a fase municipal, pois é um momento para que os professores levem formas inovadoras de ensino da matemática para todos os alunos. As escolas que não fizeram inscrição na primeira fase também podem participar da segunda fase.