1 December 2025 -
Nesta terça-feira (2), estudantes da Rede Municipal de Educação participam do encerramento dos projetos Aluno Auditor e Ouvidor Jovem, no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo dessas iniciativas é estimular ações específicas de auditoria, monitoramento e ouvidoria, na intenção de contribuir para a formação da cidadania ativa na Educação Básica.
Estes são dois de quatro projetos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com outras instituições, que combinam a educação e o ensino da cidadania e cujas edições de 2025 estão na fase de conclusão.
Na semana passada, alunos da Rede Municipal participaram da cerimônia de encerramento da Câmara Mirim (Camir), projeto realizado desde 2008 pela Smed, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG. A iniciativa busca promover a formação ética e política de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, além de introduzi-los às noções básicas do Poder Judiciário.
Nesta edição, cerca de 45 estudantes de 15 escolas, sendo 10 da rede municipal, participaram do Camir e receberam a diplomação pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano. A presidente da 16ª Legislatura da Câmara Mirim, Sophia Dornellas Mota, destacou o impacto pessoal e coletivo do projeto. “Um dos principais ensinamentos da Câmara Mirim, para além de política ou o dia a dia dos vereadores, foi sobre nós mesmos. Vimos colegas descobrindo potenciais antes escondidos”, afirmou.
Já a professora de história da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, Fernanda Abreu, celebrou o protagonismo estudantil proporcionado pela iniciativa. “Os principais benefícios pedagógicos se revelam no empoderamento do aluno, que se sente detentor da fala e da possibilidade de ser ouvido na busca por soluções para problemas da cidade ou da própria escola”, afirmou.
Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania
Neste ano, 23 escolas municipais participaram do projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT). O encerramento foi na semana passada, durante evento no auditório da Controladoria-Geral da União (CGU). Desenvolvida pela SMED em parceria com a CGU, a iniciativa visa despertar o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
A aluna da Escola Municipal Hélio Pellegrino (Norte) Letícia Louredo Ramos contou que aprendeu “muitas coisas difíceis, mas legais”. “Aprendi que todos nós somos diferentes. Aprendemos que conseguimos vencer”, diz.