Pular para o conteúdo principal

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe Body Play
Fari Fotoalist

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe Body Play

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe a performance “Body Play”, com Chaim Gebber, desenvolvida pelo artista a partir de um trabalho de pesquisa da anatomia do corpo humano. Nela, dançarinos usam fisiologia - a pele, os ossos e os músculos - como ferramentas singulares para criar rituais corporais. As apresentações acontecem nos dias 12, 13 e 14 de agosto, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas de antecedência. Os valores variam entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A atividade segue os protocolos sanitários de controle da Covid-19. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.  

"Body Play" é uma performance que cataloga a pesquisa de movimento sobre o Sistema de Corpo Consciente, desenvolvida por Chaim Gebber. Na apresentação, o corpo e sua anatomia funcional são usados como ferramentas universais de uniformidade, ligados à improvisação da dança como uma ideia unificada de colaboração para criar momentos únicos de rituais corporais. 

A performance se inicia com uma coreografia inspirada no desenho de Leonardo Da Vinci, “O Homem Vitruviano”, com a descrição do corpo perfeito baseado em linhas e descrição fisiológica (em áudio). A apresentação progride para a improvisação baseada em funcionalidade e uso do corpo, expresso através de rituais de pele, cabelo, ossos e sistema neurológico. Projeções multimídia dos sistemas anatômicos sobrepõem cenas para elaborar as estruturas anatômicas que exploramos como o sistema músculo-esquelético e nervoso. 

O Projeto Body Play consiste em integrar bailarinos locais na performance durante uma residência, na qual a companhia e os bailarinos não estão focados apenas no treinamento de dança e nos ensaios, mas estão compartilhando a vida cotidiana e trocando informações culturais e artísticas sobre o país. Artistas do Brasil, Marrocos, Japão, Estados Unidos, França, China, Coréia do Sul, Espanha, Austrália, Itália, Áustria e Alemanha já fizeram parte do conjunto.