Pular para o conteúdo principal

Estudantes jogam xadrez durante a 2ª OlimpiEmdo.
Foto: Regional Pampulha/PBH

Escola Municipal Dom Orione promove jogos esportivos

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Dom Orione promoveu, no período de de 28 de agosto a 1º de setembro, a 2ª edição da "OlimpiEmdo", os jogos esportivos escolares. Participaram do evento cerca de 980 estudantes do 1º, 2º e 3º ciclos, dos turnos matutino e vespertino, envolvendo toda a comunidade escolar. 

 

As modalidades de competição foram: jogos de xadrez, bocha (inclusão), atletismo, handebol, basquete, vôlei, futsal, futebol society, queimada, cabo de guerra e rouba bandeira. Os jogos aconteceram em locais diversificados como na sala de xadrez, no ginásio e na quadra da escola. A quadra e o campo do Lar Dom Orione, instituição parceira da escola, também foram palco das competições.
 

A cerimônia de abertura dos jogos, realizada no dia 28 de agosto, foi solene: entrada das bandeiras do Brasil e da Escola, execução do Hino Nacional por um músico da Banda da Guarda Municipal, desfile das equipes, acendimento da Tocha Olímpica, juramento dos atletas e o início oficial dos jogos pela direção da escola.
 

O encerramento aconteceu no dia 1º de setembro, com a entrega de medalhas para os vencedores. Na oportunidade, a escola homenageou a estudante da inclusão Laura Karla Oliveira da Silva, 13 anos, por ter ganhado medalha de prata nos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizados no mês de agosto, em Uberada-MG, na modalidade bocha. “A Laura treina na quadra esportiva do programa Superar. Por causa da participação nos jogos, ela fica mais entusiasmada para frequentar a escola”, contou o pai da estudante, Roni Gonçalves da Silva.
 

Diretora da escola, Fátima Anselmo explicou que o projeto da OlimpiEmdo é uma iniciativa da própria  escola, de caráter formador e socializador. “Queremos incentivar a prática esportiva e da leitura quando os alunos estudam as regras, os combinados e o conhecimento das modalidades esportivas. Além disso, o evento melhora o clima escolar, promovendo um momento de reflexão sobre posturas e valores. É um projeto que explora, valoriza e promove o desenvolvimento e o protagonismo juvenil”, afirmou.