Pular para o conteúdo principal

Equipes da Saúde farão vistorias contra o Aedes aegypti nesta quinta-feira
Foto: PBH/Divulgação

Equipes da Saúde farão vistorias contra o Aedes aegypti nesta quinta-feira

criado em - atualizado em

Equipes da Prefeitura de Belo Horizonte realizam nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, vistorias em imóveis da região Leste para identificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Essas vistorias são feitas ao longo de todo o ano por mais de 1,3 mil Agentes de Combate a Endemias (ACE).

Durante as vistorias, os agentes também orientam sobre os riscos do acúmulo de água e sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunia. Somente em 2023 foram mais de 4,7 milhões de vistorias na capital.

Cada imóvel é visitado, geralmente, em um intervalo de dois meses e meio, totalizando cinco ciclos de vistorias durante o ano. Além das vistorias de rotina, os agentes também fazem inspeções motivadas por denúncias e pedidos dos cidadãos. As solicitações devem ser feitas pelo Portal de Serviços ou pelo PBH APP.

É importante ressaltar que os agentes são pessoas vinculadas à região onde realizam as ações, sendo conhecidos pelos moradores. Eles trabalham uniformizados e possuem crachá de identificação. Se ainda assim houver dúvidas, para garantir a segurança, o morador pode ligar para o centro de saúde de referência para confirmar a lotação do profissional.