Pular para o conteúdo principal

Equipes da PBH retiraram 115 toneladas de resíduos espalhados pela cidade
Adão de Souza/PBH

Equipes da PBH retiraram 115 toneladas de resíduos espalhados pela cidade

criado em - atualizado em

Equipes da Prefeitura Belo Horizonte se mobilizaram desde as primeiras horas desta quarta-feira (24) para garantir a limpeza da capital – atingida por fortes chuvas na noite de terça-feira (23). O trabalho foi feito em conjunto pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), com mais de 450 profissionais empenhados em liberar as vias, recolher entulhos, galhos e troncos de árvores, desobstruir e limpar bocas de lobo.

Os garis da SLU retiraram cerca de 115 toneladas de resíduos provenientes das chuvas em diversos pontos de Belo Horizonte. Entre os principais resíduos recolhidos estavam folhas, galhos, entulho e lama. A SLU disponibilizou 22 equipes, compostas por aproximadamente 250 garis. Foram usados 27 caminhões, sendo cinco pipas e uma máquina pá-carregadeira. Equipes de varrição também atuaram em toda a cidade para a minimização dos impactos.

As regionais que mais demandaram limpeza foram a Centro-Sul (50 toneladas), Pampulha (26,5 toneladas), Venda Nova (20 toneladas), Noroeste (6 toneladas) e Oeste (1,5 toneladas).

Já a Suzurb mobilizou 208 engenheiros, técnicos e encarregados, distribuídos nas nove regionais da capital, e cerca de 30 máquinas, entre retroescavadeiras, caminhões pipa, caminhões munk, caminhões básculas e hidrojatos.

Na região Centro-Sul, equipes de outras regionais se deslocaram para otimizar a limpeza da avenida Prudente de Moraes, ruas Cônsul Cadar e Joaquim Murtinho, bem como de suas respectivas bocas-de-lobo nos bairros São Bento, Cidade Jardim e Santo Antônio. Equipes de manutenção de árvores fizeram o serviço de recolhimento de galhos, troncos e resíduos de 35 árvores afetadas com a tempestade.

Na Pampulha, os serviços se concentraram na limpeza das vias perpendiculares e paralelas à avenida Professor Clóvis Salgado com caminhões-pipa e desobstrução de bocas de lobo, no bairro Bandeirantes e, em especial, no Santa Terezinha, como a avenida Serrana e ruas Expedicionário Jordelino, Alves Monsenhor Nogueira Duarte e Bom Jesus da Penha, entre outras. Somente nessas vias, uma equipe de 27 pessoas usou dois caminhões-pipa e duas retroescavadeiras para limpar 17 vias e desobstruir 65 bocas-de-lobo.

Em Venda Nova, onde o volume de chuva foi próximo de 60mm – o equivalente a 17% da chuva esperada para todo o mês de janeiro em apenas 3 horas –, equipes foram mobilizadas na limpeza da avenida Vilarinho com rua Doutor Álvaro Camargos. A Prefeitura reforça que desde a conclusão da obra em dezembro de 2021, a caixa de captação da Vilarinho armazena 10 milhões de litros de água em eventos de fortes chuvas, volume este que, sem a estrutura, estaria sobre a via, aumentando ainda mais o risco de danos materiais e relativos à vida.

Na região Oeste, as equipes se concentraram na limpeza de bocas-de-lobo nas avenidas Francisco Sá e Silva Lobo, próximo ao viaduto da av. Amazonas, e na retirada de resíduos de árvore no Buritis. Pontos de alagamento na região Leste tiveram desobstrução e limpeza de bocas-de-lobo, como nas avenidas dos Andradas e Silviano Brandão, Via 710 e rua Felipe Camarão, no Horto.

Manutenção

Importante ressaltar que ações de mobilização de pessoal e maquinário acontecem em casos excepcionais e representam um incremento ao serviço de manutenção e cuidados com a cidade que já é realizado rotineiramente pela Subsecretaria de zeladoria Urbana. Diariamente, durante todo o ano, as equipes atuam na limpeza e desobstrução de bocas-de-lobo, tapa-buracos, podas e supressões, nos cuidados  com praças e jardins, recapeamento de vias e manutenção dos prédios públicos próprios municipais.

Para se ter uma ideia, em 2023, foram realizadas 36.739 podas e 7.313 supressões de árvores, com investimento de aproximadamente R$ 33,4 milhões, incluindo a conservação e limpeza de praças, jardins e canteiros centrais. Também foram realizadas 113.005 limpezas de bocas de lobo, com a remoção de aproximadamente 1.764 toneladas de resíduos, foram desobstruídos 51,5 km de rede e feitas 2.138 trocas de grelhas. Foram investidos aproximadamente R$ 4,2 milhões neste tipo de trabalho.