Pular para o conteúdo principal

Casa do Baile
Foto: Ricardo Laf

Equipamentos municipais participam da 19ª Semana Nacional de Museus

14/05/2021 | 18:09 | atualizado em 14/05/2021 | 18:17

Os museus públicos municipais de Belo Horizonte - geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura - participam, em 2021, da 19ª Semana Nacional de Museus. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento acontece de 17 a 23 de maio, englobando instituições museológicas de todo o país. Em BH, a programação dos museus públicos municipais será totalmente virtual e gratuita.

 

Entre as atrações estão um Webnário, que irá debater a inclusão dos museus no meio digital, visitas mediadas às exposições, além do lançamento de um documentário. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte. Atualmente, os museus da capital encontram-se fechados ao público em razão das medidas de prevenção à pandemia de Covid-19. 

 

Para Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, a Semana Nacional de Museus destaca-se ao valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação das instituições com a sociedade. “Debater o futuro das instituições museológicas no Brasil se tornou preponderante, principalmente agora com os desafios gerados pela pandemia de Covid-19 no país. É preciso debater sobre novas formas desses espaços se inserirem na contemporaneidade, fortalecendo suas atuações e vínculos com as pessoas,  promovendo tecnologias sociais, sem perder de vista os avanços conquistados.” 

 

Um dos destaques da 19ª Semana Nacional de Museus em BH acontece no dia 20 de maio. Trata-se do Webinário “Museus e Território, presente e futuro”, um seminário on-line, transmitido em tempo real, e com a possibilidade de interação do público. O evento integra o Pampulha Território Museus, projeto que reforça a integração das três unidades museais presentes na orla da Lagoa da Pampulha: o Museu de Arte da Pampulha (MAP), a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek. O objetivo é discutir as possibilidades de atuação dos museus no meio digital, refletindo sobre os usos mais adequados às especificidades das instituições e dos seus diferentes públicos. Os links para inscrições estão disponíveis aqui: mesa manhã e mesa tarde

 

Além de gestores municipais, o Webnário contará também com a presença de convidados, entre eles Alexandre Feitosa, coordenador Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); Diomira Maria Cicci Pinto Faria, do Espaço do Conhecimento UFMG; Alexandre Milagres, da Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura; Sérgio Burgi, do Instituto Moreira Salles, Lucas Lara, do Museu da Pessoa, Valquíria Prates e Maria Eugênia Salcedo, autoras da publicação ‘Território Educativo’. 

 

"A pandemia nos fez repensar a importância e o futuro das instituições museológicas e queremos estender esse debate ao público. A tecnologia que utilizamos hoje não é nova, mas nesse contexto surgem diferentes apropriações e experimentações, especialmente no meio digital, que impulsionam a atuação dos museus em todo o mundo”, afirma Sara Moreno, diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura. 

 

Outras atrações  

 

A programação dos museus municipais na 19ª Semana Nacional de Museus inclui, ainda, a realização de visitas virtuais mediadas a duas exposições, uma roda de conversa e o lançamento de um documentário sobre a Casa do Baile. 

 

O Museu da Moda promove, no dia 18, a partir das 18h, uma visita virtual 360º à exposição “Alceu Penna - Inventando a Moda do Brasil”. A visita terá comentários narrados ao vivo pela curadora Luiza Penna, contextualizando as imagens e peças apresentadas. A mostra conta a história de Alceu Penna a partir de recortes da sua carreira. Mineiro de Curvelo, o artista é figura emblemática do cenário das artes no Brasil e transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade e cenografia, sendo considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. As inscrições para esta visita devem ser feitas através do e-mail [email protected]  

 

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte promove, nos dias 19, 20 e 21 de maio, das 9h às 17h, visitas com mediação on-line à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Trata-se de uma atividade conduzida de forma remota pela equipe do Educativo do Museu, permitindo que os visitantes debatam com os educadores as temáticas ligadas à mostra. A exposição reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. O público deverá agendar a visita com mediação on-line através do e-mail [email protected] 

 

Já o Museu Histórico Abílio Barreto promove, no dia 20, às 17h, a roda de conversa virtual “Museu, Cidade e Patrimônio”. A partir de imagens de alguns objetos do acervo do Museu, a atividade busca trabalhar as noções de patrimônio cultural, museu, acervo, objeto musealizado e critérios para a guarda, estabelecendo uma linha direta com o universo particular do visitante. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected] 

 

A Fundação Municipal de Cultura promove ainda, no dia 22, às 14h, o lançamento do documentário “A Casa Museu”. O filme apresenta os dois momentos históricos em que a Casa do Baile foi vocacionada para uma função museológica. A exibição mostra a importância da função museal na recuperação e proteção do patrimônio. O lançamento acontece no canal da FMC no Youtube – www.youtube.com/CanalFMC e integra o Pampulha Território Museus. 

 

Sobre a 19ª Semana Nacional de Museus 

 

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O evento acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, é escolhido um tema diferente para a celebração da data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Em 2021, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe uma reflexão sobre o futuro dos museus.