22 December 2021 -
De março de 2020 a novembro de 2021, mais de 5,6 milhões de cestas básicas e 945 mil kits de higiene foram distribuídos pela Prefeitura de Belo Horizonte a famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino, carentes ou em vulnerabilidade social. A partir deste mês de dezembro, a entrega das cestas foi substituída pelo pagamento do Auxílio Belo Horizonte.
A medida emergencial foi instituída poucos dias após a implantação de políticas sanitárias restritivas em virtude da pandemia da Covid-19. A ação imediata teve como objetivo atender as famílias dos alunos das escolas municipais, a fim de substituir a alimentação escolar, em virtude da suspensão das atividades presenciais, além de assistir a população que teve o acesso à renda, e consequentemente à alimentação, impactada.
Cerca de 275 mil famílias belo-horizontinas acessaram o benefício mensalmente desde o início da oferta. O universo ultrapassa um milhão de pessoas. Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares destaca que o benefício foi fundamental para garantir segurança alimentar a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“Acreditamos que essa política emergencial salvou vidas. Fomos a primeira capital a instituir essa estratégia e a mantivemos por quase dois anos, de forma continuada e ininterrupta, atendendo de forma digna, descentralizada e regionalizada, utilizando de cadastros municipais de diversas políticas públicas e envolvendo 17 órgãos municipais e dezenas de servidores públicos nesta grande operação de garantia de direitos”, avalia.
Kit Higiene
Aproximadamente 57 mil famílias moradoras de vilas, favelas e ocupações urbanas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) recebem também um kit com materiais de higiene pessoal e limpeza geral, além da cesta básica. O kit foi composto por 18 itens, sendo 8 sabonetes corporais, 2 litros de cloro concentrado para diluição e 10 sabões em barra multiuso.
Reconhecimento Nacional
A operacionalização da distribuição das cestas básicas no município foi reconhecida nacionalmente na 25ª edição do Concurso Inovação no Setor Público. A Prefeitura apresentou a capacidade de resposta ágil, integrada e simplificada para acesso à segurança alimentar durante a pandemia. De forma inovadora, foi desenvolvido um sistema que atendeu de forma descentralizada e georreferenciada a população, sem a necessidade de cadastramento prévio e evitando aglomeração. A tecnologia e o trabalho intersetorial foram essenciais para garantir atendimento digno à população que precisava de apoio com cestas básicas e kits de higiene.
A Prefeitura de Belo Horizonte levou o primeiro lugar na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal”.