15 January 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nesta terça-feira (16), de 18h30 às 20h, mais uma edição da Caravana da Cultura, série de encontros abertos para aproximar o cidadão e os artistas da gestão cultural do município e que têm o objetivo de apresentar e tirar dúvidas sobre as inscrições de projetos no edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, modalidade Incentivo Fiscal, lançado pela PBH.
O encontro acontece por meio da plataforma Google Meet, e não é necessário realizar inscrição. O link de acesso à reunião estará disponível no Portal da PBH, 15 minutos antes do início previsto. Todo o encontro será gravado e ficará disponibilizado no Portal da PBH para posterior consulta ao longo do período de inscrições. O edital é destinado a projetos dos setores das artes visuais e design, audiovisual, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio, teatro, e multisetoriais, e está com inscrições abertas até 20 de fevereiro de 2024.
Durante esta edição da Caravana da Cultura será apresentado aos empreendedores o calendário do edital de fomento e suas características, destacando os principais pontos e as novidades da edição de 2023. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura também orientará quanto aos procedimentos de inscrição, além de responder às dúvidas levantadas pelos empreendedores presentes.
A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Caravana da Cultura é uma oportunidade para que os empreendedores possam aprimorar a elaboração de seus projetos. “Seguindo a política de descentralização da cultura, temos o compromisso de atender a cidade de modo amplo, contemplando propostas de todas as regiões. Nesse sentido, a participação nos encontros virtuais da Caravana da Cultura é fundamental, especialmente para os novos empreendedores culturais que desejam se inscrever nestes editais abertos. Trata-se de uma oportunidade de compreender melhor os pontos que os projetos devem atender na elaboração das propostas”, afirma Eliane Parreiras.
Ao longo de 2023, foram lançados oito Editais de Fomento que somam cerca de R$ 50 milhões. Além do investimento direto da Prefeitura de Belo Horizonte na cultura da cidade, houve um aporte de recursos da Lei Emergencial Paulo Gustavo. Para acompanhar o status de cada Edital, acesse a página da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC).