10 December 2025 -
A partir desta quarta-feira (10), quem visitar o Zoológico de BH terá a oportunidade de conhecer uma espécie de primata ameaçada de extinção. O casal de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), que estava em quarentena, foi colocado num recinto na área de visitação. É a primeira vez que o Zoo mantém sauins-de-coleira sob seus cuidados.
A fêmea chegou à instituição em 5 de junho, vinda do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, e o macho foi transferido em 21 de outubro do Zoológico de Sorocaba (SP). Eles passaram a compartilhar o mesmo espaço, em condições de reprodução, podendo formar uma nova família.
O casal de sauim-de-coleira passou por um período de quarentena, em espaço reservado, obrigatório para todos os animais que passam a fazer parte do plantel do Zoológico. Eles recebem cuidados médico-veterinários para garantir que estejam saudáveis. Durante esse período, a equipe de veterinários e biólogos faz o acompanhamento diário dos animais, que passam por exames, avaliações clínicas, ajustes na dieta e monitoramento do comportamento.
A transferência para o recinto exposto à visitação foi feita em conformidade com as diretrizes do Plano de Ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas (ICMBio/CPB), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Jardim Zoológico de BH, administrado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). O sauim-de-coleira está nas Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas de Extinção como “Criticamente em Perigo” (IUCN, 2020-1; ICMBio, 2014).
“Por se tratar de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, consideramos essa ação de grande relevância para que sejam atingidos os propósitos do Zoológico de BH, de colaboração com a conservação dos animais nesta situação”, destaca a bióloga responsável pela Seção de Mamíferos, Valéria Pereira.
