10 Maio 2025 -
O prefeito Álvaro Damião anunciou neste sábado (10) a abertura de mais 13 leitos pediátricos de enfermaria na próxima semana no Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), que destina 100% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos leitos se somam aos outros 30 já anunciados, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura, e outros 10 no Hospital da Baleia.
A nova ampliação da assistência, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias, que está sendo colocado em prática gradativamente, a depender do cenário epidemiológico e assistencial.
“São 13 novos leitos que a gente já libera nesta próxima semana, além dos 30 que a gente já liberou e que fazem parte da nossa preocupação com essas doenças respiratórias que atingem principalmente as crianças. Nós queríamos que estivéssemos todos tranquilos neste momento, mas estamos conversando e reunindo desde janeiro com o dr. Danilo (secretário de Saúde) para traçar estratégias”, afirmou o prefeito Álvaro Damião, que neste sabado participou da abertura do Dia D da Vacinação contra a Gripe, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Cuidado com as crianças
As crianças fazem parte de um dos públicos mais vulneráveis para adoecimento por questões respiratórias. Em 2025, por exemplo, considerando os menores de 1 ano de idade, foram 1.150 solicitações de internação. Desse total, 614 pedidos foram entre as semanas epidemiológicas 15 e 18, que contempla o período de 6 de abril a 3 de maio. Com a disponibilização de novos leitos, a expectativa é reduzir o tempo de espera para uma unidade hospitalar, garantindo o encaminhamento de forma mais ágil.
"Neste momento, estamos enfrentando o período de aumento na busca por cuidado médico, devido às questões respiratórias. O município tem trabalhado e se empenhado diariamente para ampliar, sempre que preciso, os serviços da rede SUS-BH. Assim, garantimos uma assistência adequada às pessoas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Vacinação
O Parque Municipal recebeu neste sábado a abertura do Dia D de Vacinação contra a Gripe. Durante a programação, o prefeito Álvaro Damião aproveitou para se vacinar com o imunizante aplicado pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias. A programação ainda contu com uma edição especial do Movimento BH mais Feliz em celebração ao Dia das Mães. Os mascotes Galo Doido e Raposão estiveram no evento.
O prefeito Álvaro Damião convidou as pessoas para aproveitar o sábado e se vacinar no Parque Municipal ou em qualquer um dos 153 centros de saúde que estão abertos para a vacinação. “Temos que conscientizar as pessoas sobre a necessidade de vacinar todas as crianças, jovens, idosos e todos nós. Nossa meta é chegar a 90% das pessoas vacinadas para comemorarmos muito”, disse.
Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina contra a gripe em Belo Horizonte. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura – a meta é 90%.
Com o Dia D de vacinação, a expectativa é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias.
BH Mais Feliz
O evento realizado no Parque Municipal foi marcado por uma programação repleta de arte, cultura, promoção à saúde e muita diversão para toda a família. Além de uma rua de lazer e outras atividades infantis, foi disponibilizado um espaço especial para as mamães, com tendas de relaxamento e massoterapia e um cantinho para o descanso enquanto as crianças se divertiam. A Feira da Economia Solidária trouxe produtos feitos exclusivamente por mães.