Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Em 24 horas, mais de 90 mil famílias já solicitaram o Auxílio Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Mais de 90 mil famílias já acessaram o sistema on-line disponibilizado pela Prefeitura e solicitaram o recebimento do Auxílio Belo Horizonte nas primeiras 24 horas de consulta. A expectativa do município é que até o prazo final, em 15 de fevereiro, todas as famílias consigam solicitar o benefício, que é destinado a famílias em situação de insegurança social, pobreza e extrema pobreza. 

No total, 300 mil famílias terão suas vidas diretamente impactadas pelo recebimento do Auxílio. Considerando a média de 4 pessoas por família nos grupos atendidos, o benefício pode chegar a mais de 1 milhão de pessoas. 

Seguindo o cronograma de pagamento, as famílias que fizerem a solicitação até dia 30 deste mês receberão a primeira parcela em 15 de dezembro. Não é necessário refazer a solicitação nos meses seguintes. O Auxílio Belo Horizonte será pago em contas poupança social digital da Caixa. Se o beneficiário já possui esta conta, é nela que será depositado o auxílio. Se não possuir, a Caixa abrirá uma conta poupança social digital automaticamente para o beneficiário e depositará o auxílio nesta conta. 

Atendimento remoto 

Desde que entrou no ar, por volta das 7h dessa quarta-feira, dia 17, o sistema não apresentou instabilidade ou queda. No primeiro dia de consulta e solicitação, as equipes de retaguarda receberam 2 mil solicitações pelos canais de atendimento, auxiliando famílias que tiveram alguma dificuldade com acesso ao sistema ou em relação aos dados cadastrais. O atendimento via chat, telegram e whats app, disponível no próprio sistema, manterá o atendimento até o final do prazo de solicitação do benefício. 

A página com informações detalhadas sobre as formas de acesso ao Auxílio, o público e valores recebidos chegou a 600 mil visitas, sendo mais de meio milhão apenas no dia 17. 

Atendimento nas unidades 

As Unidades Socioassistenciais de CRAS e CREAS e as Coordenações de Proteção Social e Cidadania organizaram-se para realizar os atendimentos e orientações às famílias, tanto presencialmente quanto pelo atendimento telefônico, preferencialmente para aquelas que não contam com acesso à internet. Foram mais de 1,5 mil atendimentos registrados nas unidades, em sua maioria na busca por orientações. Todas as demandas foram atendidas e esclarecidas as dúvidas apresentadas pelos cidadãos.