Pular para o conteúdo principal

PBH lança edital para seleção de propostas das comunidades do entorno dos Centro
Foto: Bárbara Amaral

Edital seleciona propostas de comunidades do entorno de Centros Culturais da PBH

criado em - atualizado em

Grupos artísticos do entorno dos Centros Culturais da capital já podem se inscrever na 7ª edição da Mostra Descontorno Cultural, que há 10 anos fortalece a atuação e celebra as ações desenvolvidas por esses espaços. A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro, lançou edital, por meio de chamamento público, para a 7ª edição do evento. Este ano as inscrições ocorrem pela plataforma “Mapa Cultural da PBH” ou a partir de agendamento presencial nos Centros Culturais, que estão aptos a auxiliar os interessados no processo de inscrição. As propostas artísticas devem ser enviadas desta segunda-feira (30) até 16 de fevereiro. Em 2023, serão selecionadas 68 propostas artísticas nos segmentos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual, Promoção da Leitura e Escrita, e Culturas Populares e Tradicionais 

Criada em 2013, a Mostra “Descontorno Cultural” nasce com o objetivo de fomentar o trabalho de agentes culturais e artistas da cidade que já atuam como referência nas comunidades ou estão em fase de profissionalização, experimentação e formação. A mostra acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, no entorno dos 17 equipamentos culturais administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte. 

As propostas serão analisadas por categoria, a partir de uma Comissão Paritária de Programação, composta por integrantes do poder público da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e representantes da sociedade civil, por meio da Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Entre os critérios adotados estão o impacto das ações realizadas pelo artista e/ou grupo em sua comunidade, bem como seu alcance em termos de promoção da cultura e diversidade cultural. Também serão considerados o acesso e protagonismo de grupos artísticos das microrregiões no entorno dos Centros Culturais e a valorização da participação de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA +, idosos, ciganos, quilombolas, pessoas com deficiência, mulheres e mães. 

Cada proposta receberá, para realização, o valor de R$ 1.500 e deverá ter duração mínima de 20 a 30 minutos, a depender da categoria, conforme o Edital. Na área de música, por exemplo, serão aceitos shows, ensaios abertos, oficinas, entre outros. No segmento de artes cênicas, os candidatos podem apresentar espetáculos, cenas curtas, leitura dramática de roteiro, performance, ensaios abertos ou propostas de oficinas. No segmento das artes visuais e audiovisual, o Edital contempla intervenções/apresentações de projetos de pintura mural, grafite, exposições, projeção mapeada, videoinstalação, vídeo-performance e outros suportes. 

Já em Promoção da Leitura e Escrita, podem ser inscritas leituras dramáticas, saraus, slams, narração/contação de histórias e, ainda, oficinas voltadas para o Livro, a Leitura e a Literatura. Para a categoria Culturas Populares e Tradicional, o Edital prevê intervenções, exposição de trabalhos artesanais, oficinas, palestras, aulas, cortejos, dentre outras possibilidades correspondentes ao segmento. 

De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Mostra Descontorno Cultural integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação. “A utilização do Mapa Cultural como ferramenta no processo de inscrições garante transparência a todo o processo de seleção e vai permitir a ampliação da sistematização dos dados, que estão integrados ao Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura”, ressalta a secretária. 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, esclarece que, muitas vezes, a comunidade que abriga um Centro Cultural desconhece o ofício de artistas que atuam na região. “A cada edição, o intuito é fortalecer e visibilizar ainda mais o trabalho desses agentes de forma que passem a protagonistas culturais em seus territórios”, destaca. 

ara a diretora de Promoção dos Direitos Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, a ampliação da sistematização dos dados integrados traz grandes benefícios a todo o processo em termos de caracterização da realidade cultural da cidade. “É extremamente importante destacar esse processo, pois entendemos ser uma forma de estreitar ainda mais os laços entre artistas e o poder público”, comemora a diretora. 

O acesso ao Mapa Cultural da PBH é feito on-line. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos, para todas as modalidades. Não serão consideradas propostas de cunho político-partidário, de apologia ao crime ou que promovam ou incitem o preconceito de origem, raça, etnia, cor, gênero, identidade sexual e geracional, ou qualquer outra forma de discriminação. Os interessados devem agendar atendimento por telefone nos Centros Culturais. Os agendamentos serão feitos de acordo com a disponibilidade de cada equipe. As equipes das unidades estão preparadas para contribuir com este processo, conforme os termos do edital. 

Descontorno Cultural 

A Mostra Descontorno Cultural integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação e busca dar visibilidade e fortalecer os artistas da cidade como protagonistas culturais, além de celebrar as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano nos centros culturais municipais. Instrumento de descentralização das políticas públicas de cultura, o Festival fomenta e fortalece a atuação de grupos artísticos das microrregiões no entorno dos Centros Culturais, referenciais em suas comunidades, ou em fase de profissionalização. 

Desde 2013, cada edição da mostra reúne atrações gratuitas com diferentes linguagens artísticas, voltadas a públicos diversos - do infantil ao idoso. O Descontorno ocorre nos 17 espaços culturais municipais de Belo Horizonte. 

Centros Culturais Municipais 

Os Centros Culturais são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais.

Tais ações são estabelecidas por meio de Programas e Projetos em consonância com as diretrizes da descentralização, sustentabilidade e inclusão sociocultural, constantes dos planos nacional e municipal de cultura. 

A maioria dos Centros Culturais de Belo Horizonte é fruto do anseio da comunidade que, por meio do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia do direito à cultura. Alguns deles, estrategicamente localizados, atendem também à população de algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por estarem sempre atentos às especificidades, vocações e pluralidades do entorno.