16 September 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte dá sequência em setembro à Agenda RIC, uma série de ações culturais voltadas à temática racial realizadas por meio da política cultural do município ou de parcerias. A iniciativa integra o Programa Rede de Identidades Culturais – RIC, política permanente de promoção e reparação da igualdade racial, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Neste mês, a Agenda RIC reúne oficinas de capoeira, apresentação de teatro, shows musicais, exposições, dentre outras atrações.
Também está disponível o conteúdo virtual “Personalidades Negras” que homenageia o Capitão Mor Zezinho, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, e Dona Maria do Rosário de Moura, Capitã Mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São José. A programação completa da Agenda RIC de junho pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Em 2025, a Agenda RIC celebra os Quilombos, Congados e Reinados da capital mineira, visando potencializar as políticas públicas de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira no processo histórico de construção de Belo Horizonte. Neste mês de setembro, a atividade tradicional que integra a Agenda RIC é a Festa em Honra a Nossa Senhora do Rosário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, do Bairro Nova Granada.
O festejo acontece no dia 28 (domingo), das 5h às 21h, no Seminário Betharramita (Rua Peperi, 707, Nova Granada) e contará com diversas atividades ao longo dia. A programação completa pode ser acessada pelo perfil da Guarda.
A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design traz para o público a exposição “Cabeça Erguida”, realizada pela Embaixada da França celebrando a Temporada França-Brasil. A mostra apresenta a pesquisa fotográfica da artista francesa Hélène Jayet, que se dedica à iconografia dos cabelos afro, construindo um registro histórico.
A artista propõe uma performance fotográfica na qual modelos afrodescendentes são convidados a erguer a cabeça com orgulho, em um gesto de afirmação e reconhecimento identitário. A exposição pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h às 18h.
O Centro de Referência da Dança (CRDançaBH) realiza entre os dias 22 a 30 de setembro a 4ª Mostra CRDançaBH. Entre as atrações está a “Residência Artística Entre X-tremos”, conduzida pelo artista do movimento e da cena, Guilherme Morais. A residência tem como objetivo potencializar o trabalho artístico de dez artistas, por meio de uma imersão em práticas corporais que exploram contrastes, extremos e exageros como caminhos para criação.
Serão sete encontros para criação e desenvolvimento dos trabalhos. No dia 30, às 19h, acontece a apresentação do resultado da residência, no Teatro Marília. A entrada é gratuita. A 4ª Mostra CRDançaBH integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela PBH em parceria com o Instituto Odeon.
Neste mês, duas apresentações integram a programação do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela PBH em parceria com o Instituto Odeon. A primeira acontece no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, nesta quinta-feira (18), às 20h, com o espetáculo cênico-musical “Esse Nome de Mulher” com Alaba Silva, no projeto “Quinta no Raul”. Cantora negra com forte atuação no samba de raiz, Alaba Silva apresenta releituras do cancioneiro de músicas brasileiras de cunho popular, acompanhada pelo mestre Osvaldo (violão e sax).
Já o Teatro Francisco Nunes recebe no dia 28 (domingo), às 11h, a edição especial do projeto “Música de Domingo”, em comemoração ao aniversário deste espaço tão importante para a cultura de BH; a atividade terá início às 10h30 com Cortejo Tambolelê e, na sequência, o show “Babadan Banda de Rua convida Maestro Nestor Lombida e Rita Beneditto”.
O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) recebe no dia 27 (sábado), às 10h, a instalação “Jardim e o Sagrado”, de Welington Dias, que traz para o quintal do museu um jardim sensorial, resgatando a memória afetiva dos quintais das benzedeiras e das residências de Belo Horizonte. A atividade integra a programação da Primavera dos Museus 2025, evento desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e o projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, desenvolvido pela PBH em parceria com o Viaduto das Artes.
A programação de setembro da Agenda RIC também chega aos Centros Culturais descentralizados, com oficinas de capoeira e de dança, entre outras atividades. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Conteúdo Personalidades Negras
O Conteúdo Personalidades Negras é uma publicação virtual que visa promover o reconhecimento às trajetórias de homens e mulheres que, por meio de sua dedicação às artes, às culturas e às tradições negras, destacam-se pelas significativas contribuições para o movimento negro no Brasil.
Programa RIC
O Programa Rede de Identidades Culturais é uma política contínua, que tem por objetivo ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento a discriminação racial e de fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas, como premissa para efetivação da diversidade e da democracia cultural em Belo Horizonte.
A iniciativa surgiu em 2023, tendo como motivação a celebração dos 20 anos da Lei 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e tornou obrigatório o ensino de História da África, cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica. Além dos 15 anos da Lei 11.645 que, após cinco anos, alterou a Lei 10.639 incluindo a temática indígena.
Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações internas e externas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, tais como a Agenda RIC 2025 e o Conteúdo Personalidades Negras.
Serviço
Agenda RIC – Setembro 2025
Data: até 30 de setembro
Todas as atrações têm entrada gratuita ou com ingressos a preços populares.
Programação completa: Portal Belo Horizonte