Pular para o conteúdo principal

Ecoteca da PBH disponibiliza novos títulos de obras sobre o Meio Ambiente
Divulgação/PBH

Ecoteca da PBH disponibiliza novos títulos de obras sobre o Meio Ambiente

criado em - atualizado em

A Ecoteca da Prefeitura de Belo Horizonte conta agora com novos títulos no acervo. Por meio das políticas de compensação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram adquiridos mais de 20 títulos diferentes, que estarão disponíveis para empréstimo ou consulta na unidade.

 

As obras tratam de assuntos como saneamento básico, mudanças climáticas, manejo de pragas e doenças, agronegócio, educação ambiental, entre outros importantes objetos de estudo nos contextos de meio ambiente, ecologia e desenvolvimento sustentável, como destaca o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck. “Incrementamos o acervo físico da Ecoteca com assuntos que tratam de pautas muito importantes para a nossa sociedade. Quando entendemos que a preservação do meio ambiente é garantida primordialmente através da educação, compreendemos a preciosidade destas ferramentas de conhecimento para a construção de cidadãos mais conscientes com seus espaços e as vidas que coexistem neles”, afirma.

 

Localizada no Centro de Educação Ambiental PROPAM, a Ecoteca é uma biblioteca especializada em temas ambientais e da história da nossa cidade, que passou por revitalização e migrou para novo espaço no ano passado. O ambiente educativo e integrado, que propicia a interligação entre cultura, educação, cidadania e meio ambiente, funciona presencialmente de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 13h às 16h30.

 

Além disso, desde a reativação do espaço, está sendo desenvolvido um atendimento na modalidade virtual, por meio de acervo digital com obras Copyleft, que podem ser compartilhadas por e-mail ou WhatsApp. O atendimento online é feito pelo endereço de e-mail ecoteca@pbh.gov.br.

 

O Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA-PROPAM) funciona em um casarão de 1929, construído em uma área verde de 10 mil metros quadrados, no entorno da Bacia Hidrográfica da Pampulha. Além das tradicionais atividades de educação ambiental, o espaço recebe visitas de alunos de escolas de Belo Horizonte e Contagem, que podem visitar a Ecoteca e utilizar o material ali disponível.

 

A iniciativa é também uma parte importante da política ambiental da cidade, como aponta o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Dany Amaral. “Manter esse espaço conservado e possibilitar que ele esteja acessível para as pessoas é uma entrega do município. Temos aqui um acervo especializado em questões ambientais, que vai desde documentos técnico-científicos a documentos históricos que são referência para a cidade em conhecimento ambiental. A manutenção desse material é fundamental para pesquisas futuras, para o conhecimento entre gerações e troca de informações entre a sociedade”, destacou.