Pular para o conteúdo principal

Praça da Bandeira, com mastro e bandeira, durante o dia.
Foto: Adão de Souza/PBH

Divulgado o calendário da Solenidade Militar de Troca da Bandeira

criado em - atualizado em

A Praça da Bandeira, importante região de Belo Horizonte, localizada entre as avenidas Afonso Pena e Bandeirantes, se prepara para receber as solenidades da Troca da Bandeira do segundo semestre deste ano. O evento acontecerá uma vez por mês, de junho a novembro, com participação da Polícia Militar de Minas Gerais, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Força Aérea Brasileira e Comando da 4ª Região Militar. Cada órgão é responsável por uma das datas. A Prefeitura de Belo Horizonte participa, ainda, por meio da Belotur, BHTrans e Secretaria Municipal de Educação.

 

Reinaugurada em 12 de dezembro de 1997, como parte das comemorações dos 100 anos de Belo Horizonte, a Praça da Bandeira recebeu, na ocasião, um novo desenho arquitetônico com o objetivo de consolidar o local como marco cívico da capital. Criou-se, então, a cerimônia de Troca da Bandeira. O objetivo da solenidade é reforçar os laços de integração, cooperação e amizade entre os órgãos envolvidos.

 

Além do hasteamento da bandeira, as cerimônias contam com apresentações das bandas de música das instituições, desfile de continência dos oficiais e execução dos hinos Nacional e da Bandeira.

 

 

Agenda da Solenidade Militar de Troca da Bandeira:

03/06/19 - Sexta-feira - 9h - Cerimonial do Governo e Polícia Militar de Minas Gerais

26/07/19 - Sexta-feira - 10h - Marinha do Brasil (MB)

23/08/19 - Sexta-feira - 10h - Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCM)

27/09/19 - Sexta-feira - 10h - Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

25/10/19 - Sexta-feira - 10h - Força Aérea Brasileira (FAB)

19/11/19 – Terça-feira -11h40 - Comando da 4ª Região Militar