Pular para o conteúdo principal

 Dia Mundial do AVC é lembrado com serviço de referência em hospital da PBH
Divulgação/PBH

Dia Mundial do AVC é lembrado com serviço de referência em hospital da PBH

criado em - atualizado em

Em 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e a identificação precoce. A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, é referência para o atendimento de pacientes da capital e da região metropolitana. O serviço prestado na instituição, que já completou 20 anos de atuação, conta com 23 leitos de internação, que realizam cerca de 27% dos tratamentos da rede SUS-BH.

Somente em 2022 foram atendidos 1.347 pacientes, uma média mensal de 112 atendimentos. Já em 2023, de janeiro a setembro, foram internados 968 pacientes na unidade de AVC do HOB, uma média de 108 por mês.  Nos últimos cinco anos a unidade recebeu 7.450 pacientes.

Além dos cuidados médicos, os pacientes atendidos no HOB contam com uma equipe multiprofissional que atua no diagnóstico e identificação dos fatores de risco que levaram ao AVC e também na reabilitação motora, da fala e respiratória. Com isso, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos neurologistas trabalham em conjunto para fornecer um atendimento de forma integral ao paciente.

Após a alta, os pacientes são encaminhados para outros serviços de reabilitação e controle de outras condições que são fatores de risco para o AVC, como o tabagismo, a diabetes e o colesterol alto.