Pular para o conteúdo principal

Crianças jogam jogo de tabuleiro, supervisionadas por educadora. Foto ilustrativa.
Foto: Cláudio Lacerda

Dia Internacional da Cidade Educadora é comemorado em BH

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, realiza, nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, atividades em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora. A capital mineira integra o grupo de 14 cidades brasileiras que fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Anualmente, essa instituição promove uma série de ações nesta data para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios na área da educação, reforçando o compromisso dos governos com a temática. 

A Exposição “120 anos de BH – Um olhar sobre a cidade”, poderá ser visitada a partir das 9h no espaço de exposições do Cine Santa Tereza, (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza). São fotografias tiradas pelos alunos da Rede Municipal de Educação, dentro das atividades propostas no projeto fotográfico “Um Olhar, Uma Luz”. A abertura da exposição contará com a apresentação dos corais das escolas municipais Emidio Berutto e Professor Domiciano Vieira. 

Em 2017, as comemorações dos 120 anos de Belo Horizonte motivaram os estudantes a percorrer a cidade em busca de imagens representativas do município. Referências culturais do bairro, cenas cotidianas, cenários urbanos, pontos turísticos foram registrados e agora, estarão reunidos nesta mostra. Os interessados poderão visitar a exposição até o fim do mês de dezembro. 

Já na parte da tarde, ritmados pelo toque dos tambores dos grupos de percussão das escolas, o Cortejo da Educação Integral percorrerá as ruas da cidade. Partindo de três importantes pontos da área central (Praça da Liberdade, Praça Afonso Arinos e Rua Sapucaí), cerca de mil crianças e adolescentes, estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte, caminharão em cortejo até o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde os três grupos se encontrarão. Essas escolas participaram, este ano, do Programa Escolas Seguras e, na oportunidade, serão certificadas. O cortejo está marcado para começar às 13h e as atividades no Parque Municipal vão ocorrer até às 15h. Essa ação comemorará, também, os 10 anos do Programa Escola Integrada. 

As outras iniciativas programadas são os projetos "Pampulha Poética" e "No Traçado da Pampulha". Poemas e desenhos sobre a Pampulha elaborados pelos estudantes da Rede Municipal de Educação estarão expostos na Praça Alberto Dalva Simão, conhecida como Praça de Iemanjá, no bairro São Luiz (Pampulha).
 

 

A data

De acordo com a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), 491 cidades de 37 países integram a AICE. No Brasil, são 14 municípios. A data, 30 de novembro, foi adotada para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, pois foi o dia em que, em 1990, se proclamou a Carta das Cidades Educadoras.