Pular para o conteúdo principal

Duas mãos de profissional da saúde: uma sendo usada para aplicar vacina, segurando a seringa e a outra para pressionar o algodão no local.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo

criado em - atualizado em
No próximo sábado, 18 de agosto, será o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo. Todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte vão funcionar das 8 às 17 horas. Às 14 horas, o secretário Jackson Machado Pinto participará da mobilização que será feita no Centro de Saúde São Geraldo, que irá contar com várias atrações lúdicas e ações de promoção à saúde. A meta é atrair o maior número de crianças e ampliar a cobertura das vacinas na capital. 
 
A visita será no Centro de Saúde São Geraldo (Avenida Itaituba, 318- São Geraldo). O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, vem a Belo Horizonte participar da mobilização. As vacinas serão aplicadas em crianças com idades entre 1 e menores de 5 anos. 
 
Segundo balanço, até o dia 16/8, apenas 14,8% das crianças receberam as vacinas contra pólio e 14,4% contra o sarampo. O público-alvo é formado por 109.438 crianças, com idade entre 1 e 4 anos. Contra a pólio foram aplicadas 16.194 doses. Já contra o sarampo foram aplicadas 15.812 doses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, SMSA é vacinar 95% das crianças do público-alvo. 
 
A abertura dos Centros de Saúde no sábado é uma estratégia para incentivar e mobilizar os pais e responsáveis para levaram os filhos para receberem as vacinas. Desta forma é muito importante que seja apresentada a caderneta de vacinação para ser avaliada. 
 
Para a ação no Centro de Saúde São Geraldo, além da vacinação, a SMSA programou diversas atividades de promoção à saúde e conscientização. Serão repassadas orientações sobre prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, cuidados com saúde bucal, oficinas de arte e atividades lúdicas.