26 Maio 2025 -
A Zoobotânica de BH (integrada pelo Jardim Botânico, Jardim Zoológico e Aquário da bacia do Rio São Francisco) contará com programação educativa em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica nesta terça-feira (27), das 14h às 16h. As atividades serão realizadas no Jardim Botânico, ao lado da estufa de Mata Atlântica, conhecida como Estufa Central. A participação é gratuita, mas para acesso à Zoobotânica, é necessário adquirir ingresso. Confira os valores aqui!
A programação conta com painel expositivo intitulado “A importância da Mata Atlântica e os desafios para sua conservação”, além de exposição de kit educativo da flora contendo frutos e sementes do bioma de coleções preservadas do Jardim Botânico. Haverá, ainda, o bingo da Mata Atlântica “Aprenda brincando”, um jogo interativo que apresenta as características e informações sobre a riqueza do bioma e importância dele para todo o ecossistema.
Sobre o Dia Nacional da Mata Atlântica
Celebrado anualmente em 27 de maio, e instituído em 1999 por meio de decreto presidencial, o dia tem como proposta celebrar a importância da Mata Atlântica e conscientizar sobre a necessidade da conservação e uso sustentável. A data é uma referência à "Carta de São Vicente", assinada por Padre Anchieta em 1560, na qual ele descrevia a beleza e a diversidade da floresta tropical.
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta, devido a fragmentação, que provoca a perda de biodiversidade. O alto grau de endemismo, ou seja, espécies restritas a uma determinada área geográfica, aliado à acentuada devastação e fragmentação florestal ocasionado pelo desmatamento, faz com que esse bioma apresente um elevado número de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. A Mata Atlântica é considerada um Hotspot mundial, uma região prioritária e urgente para a conservação por abrigar alta biodiversidade e endemismo, sob constante ameaça.
No Brasil, atualmente, esse bioma vem sendo devastado com o processo de urbanização, uma vez que a maior parte da população brasileira reside em área de domínio de Mata Atlântica. Em reconhecimento à relevância ecológica, o bioma é protegido por uma legislação específica: a Lei Federal nº 11.428, de 2006, que dispõe sobre a conservação, proteção, regeneração e utilização da Mata Atlântica. Essa lei é regulamentada pelo Decreto Federal 6.660, de 2008.