Pular para o conteúdo principal

Gerente Lucy Freitas fala aos 50 servidores sobre contabilidade aplicada ao setor público
foto: Aline Pereira/PBH

Curso para servidores aborda orçamento e controle interno

criado em - atualizado em

A Escola Virtual de Governo (EVG) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação (SMPL) promoveu, de 26 de junho a 7 de julho, a 6ª Edição do Curso de Gestão Orçamentária e Sistema de Controle Interno Municipal. Realizada no prédio da SMPL, a capacitação - anual - teve por finalidade qualificar os profissionais do sistema de controle interno do Município para o exercício da programação orçamentária, financeira, contábil e patrimonial, além de aprimorar os gestores públicos para as atividades de monitoramento e avaliação das ações governamentais.

 

Direcionado a servidores da Administração Direta e Indireta, o curso teve carga horária de 40 horas, com aulas ministradas por gerentes da PBH, especialistas na sua área de atuação, que, voluntariamente, se prontificaram a participar da qualificação. Na programação, abordaram-se temas como: Gestão Orçamentária; Indicadores de Programas; Instrumentos de Planejamento e Monitoramento de Ações Governamentais; Licitação e Breves Comentários sobre Gestão de Contratos; Gestão de Instrumentos Jurídicos; Legalidade da Despesa; Gestão Financeira; Prestação de Contas SICOM/ TCE/MG; Auditoria Fiscalizadora e Operacional e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

 

Segundo a gerente de Desenvolvimento Profissional, Valéria Baeta, que coordena os trabalhos na EVG, trata-se de um curso prático, direto, cujo conhecimento poderá ser aplicado no dia a dia funcional. “A proposta é valorizar o importante trabalho dos servidores que atuam na área financeira, utilizando uma linguagem clara e objetiva”. A gerente financeira do  Hospital Municipal Odilon Behrens, Daniela Oliveira, há 23 anos na área, destaca a importância de sempre se manter atualizada. “Além de trocarmos ideias, também nos adequamos às novas realidades. Nessa edição, por exemplo, tivemos mais informações sobre o projeto de implementação da Conta Única no Município”, relata Daniela.

 

A proposta da EVG para o segundo semestre é aprofundar em alguns temas, selecionados conforme a demanda dos participantes.