Pular para o conteúdo principal

Curso de Jardinagem promove educação ambiental e qualificação no Aglomerado Santa Lúcia
Divulgação/PBH

Curso de Jardinagem promove educação ambiental e qualificação no Aglomerado Santa Lúcia

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), está promovendo o Curso Temático de Jardinagem no Aglomerado Santa Lúcia. A atividade faz parte do Plano de Ações Ambientais da Urbel e visa fortalecer o cuidado coletivo e sustentável com o Parque do Bicão. 

O curso teve início em 10 de maio e conta com três encontros formativos, sendo o próximo no dia 24. Os participantes estão sendo capacitados com conhecimentos básicos sobre jardinagem, aprendendo técnicas de plantio, poda, adubação, controle de pragas, propagação de mudas, compostagem e manejo do solo. Além disso, os alunos estão vivenciando práticas em campo, com o preparo de canteiros, plantio de mudas ornamentais e organização de jardins temáticos.

De acordo com Alessandra Duarte, coordenadora social da Urbel, o curso tem como objetivo promover a educação ambiental e estimular o protagonismo comunitário na manutenção dos espaços públicos verdes. “Através da jardinagem, estamos fortalecendo a consciência ecológica e oferecendo uma formação prática que pode ser uma porta de entrada para novas oportunidades de geração de renda. Esse curso também desperta nos participantes o sentimento de pertencimento e de cuidado com o Parque do Bicão, um espaço importante de convivência e preservação ambiental no território”, destaca Alessandra. 

Para Romerson Tavares, morador do Aglomerado Santa Lúcia e um dos participantes do curso, a experiência tem sido transformadora. “Já trabalho com jardinagem, mas não tinha o conhecimento técnico. Estou muito feliz com o curso porque estou tendo a oportunidade de aprender como fazer uma poda, combater as pragas e conhecer mais sobre as plantas. Esse curso está me motivando a cuidar do verde, porque onde há verde, há vida. A gente cuidando do verde vai ter nascente e vai ter sombreamento”, relata.

A expectativa é que, ao final da formação, os participantes estejam aptos a multiplicar os conhecimentos adquiridos em suas comunidades, contribuindo para a construção de uma cidade mais verde e sustentável.