Pular para o conteúdo principal

Duas crianças com mudas plantada por elas e placa com os dizeres: "Eu plantei um mundo com mais equilíbrio e paciência".
Foto: Divulgação/PBH

Crianças plantam árvores que serão doadas para a cidade

20/12/2017 | 16:44 | atualizado em 26/12/2017 | 16:09

O viveiro de mudas da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), localizado na BR-040, no bairro Jardim Filadélfia, será berçário dos desejos e sentimentos de milhares de crianças. As sementes cuidadosamente plantadas por elas neste mês de dezembro, durante campanha promovida pelo Boulevard Shopping, estão dando origem a cerca de duas mil mudas de árvores que irão embelezar parques e praças da capital. A maior parte delas irá compor a nova vegetação do antigo aterro sanitário de Belo Horizonte. As plantinhas chegam à SLU já na próxima semana.

O engenheiro Sérgio Luiz de Souza Pereira, do Centro de Operação e Controle (COC) da SLU, explica que a parceria entre a Prefeitura e o centro de compras representa uma feliz coincidência. “O shopping queria muito desenvolver esse projeto ambiental durante o período natalino, mas precisava dar a destinação correta para as plantas. Já a SLU está trabalhando na revitalização do cinturão verde ao redor das células onde foram aterrados os resíduos da cidade ao longo de anos”, comemora. “Dessa forma, a iniciativa do shopping e dos visitantes que acolheram a ideia dará frutos reais e duradouros; pois a campanha de Natal termina, mas o ciclo de vida permanecerá”, conclui.

De acordo com a proposta da campanha desenvolvida pelo centro comercial, as sementes foram divididas em desejos de Natal: as de palmeira-real, por exemplo, representam fé e esperança; as sementes de ipê, respeito e tolerância; as sementes de pitangueira são símbolos de amor e coragem; e as de jacarandá-mimoso remetem ao equilíbrio e à paciência. 

As duas mil mudas ficarão no viveiro de plantas da SLU por vários meses. Ronaldo Marcucci Barbosa da Silveira, biólogo que atua na CTRS BR-040, conta que elas serão cuidadas com muito carinho. “Vamos manter as plantas úmidas na medida certa, tirá-las dos copinhos em que foram plantadas pelas crianças e readaptá-las em saquinhos apropriados. Assim, à medida que forem crescendo, faremos a troca para recipientes cada vez maiores, permitindo o bom desenvolvimento das pequenas árvores”, diz. Além do paisagismo, as árvores ainda poderão ser plantadas em margens de córregos e encostas, o que irá auxiliar na segurança dos terrenos.

 

 

20/12/2017. Natal sustentável. Fotos: Divulgação/PBH


Últimas Notícias

Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19 Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19

No sábado, o prefeito Alexandre Kalil decretou luto oficial de três dias no município, por meio do Decreto 17.409/2020.

10/08/2020 | 18:29
Imagens da hidrossemeadura realizada no bairro Paulo VI Obra de contenção de encosta no Paulo VI está em fase final

Antes da conclusão do empreendimento, será preciso fazer apenas um complemento de obra, que inclui a construção de dois muros de arrimo.

10/08/2020 | 16:52