Pular para o conteúdo principal

Duas crianças com mudas plantada por elas e placa com os dizeres: "Eu plantei um mundo com mais equilíbrio e paciência".
Foto: Divulgação/PBH

Crianças plantam árvores que serão doadas para a cidade

criado em - atualizado em

O viveiro de mudas da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), localizado na BR-040, no bairro Jardim Filadélfia, será berçário dos desejos e sentimentos de milhares de crianças. As sementes cuidadosamente plantadas por elas neste mês de dezembro, durante campanha promovida pelo Boulevard Shopping, estão dando origem a cerca de duas mil mudas de árvores que irão embelezar parques e praças da capital. A maior parte delas irá compor a nova vegetação do antigo aterro sanitário de Belo Horizonte. As plantinhas chegam à SLU já na próxima semana.

O engenheiro Sérgio Luiz de Souza Pereira, do Centro de Operação e Controle (COC) da SLU, explica que a parceria entre a Prefeitura e o centro de compras representa uma feliz coincidência. “O shopping queria muito desenvolver esse projeto ambiental durante o período natalino, mas precisava dar a destinação correta para as plantas. Já a SLU está trabalhando na revitalização do cinturão verde ao redor das células onde foram aterrados os resíduos da cidade ao longo de anos”, comemora. “Dessa forma, a iniciativa do shopping e dos visitantes que acolheram a ideia dará frutos reais e duradouros; pois a campanha de Natal termina, mas o ciclo de vida permanecerá”, conclui.

De acordo com a proposta da campanha desenvolvida pelo centro comercial, as sementes foram divididas em desejos de Natal: as de palmeira-real, por exemplo, representam fé e esperança; as sementes de ipê, respeito e tolerância; as sementes de pitangueira são símbolos de amor e coragem; e as de jacarandá-mimoso remetem ao equilíbrio e à paciência. 

As duas mil mudas ficarão no viveiro de plantas da SLU por vários meses. Ronaldo Marcucci Barbosa da Silveira, biólogo que atua na CTRS BR-040, conta que elas serão cuidadas com muito carinho. “Vamos manter as plantas úmidas na medida certa, tirá-las dos copinhos em que foram plantadas pelas crianças e readaptá-las em saquinhos apropriados. Assim, à medida que forem crescendo, faremos a troca para recipientes cada vez maiores, permitindo o bom desenvolvimento das pequenas árvores”, diz. Além do paisagismo, as árvores ainda poderão ser plantadas em margens de córregos e encostas, o que irá auxiliar na segurança dos terrenos.

 

 

20/12/2017. Natal sustentável. Fotos: Divulgação/PBH