Pular para o conteúdo principal

Enfermeira aplicando vacina
Foto: Adão de Souza

Crianças e adolescentes de 6 a 12 anos poderão se vacinar contra a Gripe

criado em - atualizado em

Diante do retorno das aulas presenciais e da importância de imunizar as crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belo Horizonte vai priorizar a vacinação contra a Gripe para o público de 6 a 12 anos. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe será ampliada a partir de segunda-feira, dia 12. O chamamento para outras faixas etárias será de forma gradativa e condicionado ao recebimento de doses.

Dados até 7 de julho mostram que a cobertura vacinal contra a Gripe atingiu 53,5% de todos os grupos contemplados nas três etapas da campanha, que totalizam cerca de 1,120 milhão de pessoas. A cobertura indicada para garantir proteção de toda população é de 90%.

Para ampliar o acesso e evitar aglomerações, o público de 6 a 12 anos, as pessoas com comorbidades acima de 12 anos e os idosos podem receber a dose em unidades da Droga Clara e Araujo, além dos centros de saúde. Para serem vacinadas, as pessoas com comorbidades devem apresentar laudo, atestado ou exames. As crianças a partir de 6 meses com comorbidades podem se vacinar apenas nos centros de saúde.

Nas drogarias são distribuídas senhas, sendo uma por usuário. O horário é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. Já os centros de saúde e os horários de funcionamento podem ser verificados neste link.

Todos os grupos já contemplados ainda podem comparecer aos locais de vacinação.

A primeira fase da campanha teve início no dia 12 de abril com a convocação de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, iniciada em 11 de maio, foi destinada aos idosos com 60 anos ou mais e professores.

A terceira e última fase, iniciada em 9 de junho, contemplava pessoas com comorbidades – incluindo os hipertensos leves –, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários de prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.

Por medida de segurança, pessoas que receberam qualquer vacina, incluindo contra a Covid-19, precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra Gripe.