27 Fevereiro 2018 -
A Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM) realiza, nos dias 26 e 27 de fevereiro, um curso de Gestão de Riscos, com a instrutoria de João Batista de Souza Machado e Paulo Ribeiro Lemos, servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal.
O curso, baseado na NBR ISO 31000:2009, é voltado para a capacitação dos servidores da CTGM e das empresas estatais do município, visando habilitá-los para a realização do gerenciamento de riscos em suas organizações, através do fornecimento de conhecimentos sobre a identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento de riscos. Participam ainda do curso representantes da Controladoria-Geral do Estado, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e da Secretaria de Governo do Município.
Com a promoção do curso, a Controladoria avança no fomento à implantação da gestão de riscos como instrumento de governança, alinhado a boas práticas corporativas, no âmbito do executivo municipal, bem como contribui para que as empresas estatais atendam aos requisitos de riscos estabelecidos na Lei nº 13.303/2016.
Gestão de Riscos e Integridade
A Controladoria publicou, em novembro, a Portaria CTGM nº 019/2017, que instituiu o seu Programa de Integridade e os comitês de Gestão Estratégica e de Integridade. A gestão de riscos constitui-se em um dos principais fundamentos do Programa.
O Programa tem como objetivos criar mecanismos para criar e aprimorar a estrutura de governança, riscos e controles da CTGM; estimular o comportamento ético, íntegro e imparcial; estabelecer um conjunto de medidas para prevenção e remediação de possíveis desvios na entrega dos resultados esperados pela sociedade; e fomentar a inovação e a adoção de medidas de integridade na administração pública municipal.