Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura, durante o dia.
Foto: Stênio Lima/PBH

Contribuintes que pagarem IPTU 2019 antecipado terão 5% de desconto

27/12/2018 | 19:11 | atualizado em 28/12/2018 | 10:06
O Imposto Predial e Territorial (IPTU) 2019 terá 5% de desconto para os contribuintes que optarem em fazer o pagamento em duas ou mais parcelas até o dia 21 de janeiro.  O percentual de desconto do imposto para o próximo ano foi confirmado na manhã desta quinta-feira, dia 27, em entrevista coletiva do subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, e do diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias, Ervio de Almeida.


Para 2019, os valores serão reajustados em 3,86%, que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-E é utilizado pela Prefeitura para corrigir tributos nos casos em que não há atualização por meio de legislação específica.


O subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, assinalou que os valores arrecadados com o imposto contribuem para viabilizar as intervenções que trazem melhorias para a cidade. “A arrecadação do IPTU é importantíssima para que o Município consiga pagar seus fornecedores e realizar as obras de manutenção da cidade. A população de Belo Horizonte está atenta a isso e tem visto as realizações que a Prefeitura tem conseguido empreender”, relatou.


Os imóveis de baixo valor estão isentos do imposto, como informou o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias. “Aplicando 3,86% sobre o valor de 2018, o imóvel que estiver avaliado com IPTU até R$ 64.095,85 e for de uso exclusivamente residencial estará automaticamente isento. Então, na guia de IPTU dessas pessoas já será informado que não existe a incidência de IPTU”, explicou.


A Prefeitura de Belo Horizonte estima que aproximadamente 80 mil imóveis estejam nessa condição. Há, ainda, imóveis que não pagam o imposto por determinação constitucional, como igrejas, edifícios públicos e de partidos políticos, que somam cerca de dez mil unidades na capital. 


O subsecretário alerta que o IPTU é um tributo que deve ser pago no exercício em que ele é lançado e que é importante que o contribuinte mantenha as contas em dia. “O IPTU 2019 deverá ser pago até o dia 31/12 de 2019. Caso não ocorra esse pagamento, ele migra para a dívida ativa com todos os agravantes que estão previstos”, assinalou.   



Emissão de guias

As guias do IPTU 2019 começam a ser enviadas aos contribuintes no dia 7 de janeiro e a expectativa é de que, até o dia 14, as 732 mil guias tenham sido entregues. Outra opção para o contribuinte, a partir das 19h do dia 31/12, é retirar a guia via internet pelo página do IPTU ou pelo PBH APP.


Essas guias, com vencimento em 21 de janeiro, são válidas para antecipação de pagamento do IPTU 2019 e já trazem a incidência do desconto de 5% sobre as parcelas antecipadas – no mínimo duas – ou a quitação integral do imposto efetuados até aquela data. Aqueles que escolherem o parcelamento sem desconto, em até onze parcelas, de fevereiro a dezembro, deverão aguardar o envio das guias mensais, com vencimento no dia 15, ou emiti-las a partir do dia 1º de cada mês.
  


Atendimento aos contribuintes

Para o esclarecimento de dúvidas e abertura de processo de revisão de lançamento do IPTU, o atendimento presencial funcionará no BH Resolve, localizado à avenida Santos Dumont, 363, Centro, entre os dias 2 de janeiro e 1º de fevereiro. 


O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para maior conforto e rapidez, o contribuinte poderá agendar uma data e horário para ser atendido no portal da Prefeitura ou pelo PBH APP

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

PBH realiza reconstrução da rede de drenagem na avenida dos Andradas

Reconstrução da rede de drenagem na avenida dos Andradas gera economia e mais segurança à população.

16/01/2019 | 19:44
Fachada do BH Resolve, durante o dia. Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve, vai oferecer serviços da Fecomércio

Desde 15/1, a Fecomércio MG vai oferecer seus serviços na Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve.

15/01/2019 | 19:50