Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Referência da Juventude

“Consultório de Rua” discute cuidados com usuários de álcool e drogas

27/11/2019 | 17:41 | atualizado em 01/12/2019 | 20:21

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira, dia 28, a terceira edição do “Colóquio do Consultório de Rua”, evento que tem como proposta discutir os cuidados com usuários de álcool e drogas, especialmente aqueles que estão em situação de rua na capital.

 

Com o tema “No palco, na praça, num banco de jardim. Correndo no escuro, pichado no muro. Você vai querer saber de mim: Como fazer caber a diferença na cidade? “, o evento será realizado no Centro de Referência da Juventude (rua Rui Barbosa, 50, Centro), das 9h às 17h. Direcionado para servidores, estudantes e população em geral, a expectativa é reunir cerca de 250 participantes.

 

Os Consultórios de Rua atuam junto à população em situação de rua que faz uso prejudicial de álcool e outras drogas. Por meio do serviço são desenvolvidas ações compartilhadas e integradas com as políticas públicas de forma intersetorial. A equipe é composta por profissionais de nível técnico superior (enfermeiro, psicólogo, assistente social) arte educador, redutor de danos e motoristas. Atualmente, a capital conta com quatro equipes, que atuam nas regionais Centro-Sul, Noroeste, Oeste e Norte.

 

O serviço utiliza uma Van como ponto de apoio no território e funciona de segunda a sexta-feira de 15h às 21h. O dispositivo visa conhecer o público, estabelecer vínculo e acompanhar os casos, construindo as ações e estratégias conjuntas. O Consultório de Rua desenvolve atividades e oficinas de promoção em saúde no local. O trabalho inclui passeios, idas ao cinema, atividades culturais e esportivas e eventos comemorativos.


Últimas Notícias

Funcionários da Sudecap fazendo manutenção na Vila Bernadete, no Barreiro, após as chuvas Prefeitura deixa Sudecap de plantão 24h por dia para fazer manutenção na cidade

Sempre que a chuva diminui de intensidade ou cessa, as equipes atuam desobstruindo vias e suprimindo e podando árvores.

26/01/2020 | 19:26
Agentes da Defesa Civil durante vistorias na Vila Biquinhas PBH recebe mais de 1.200 solicitações de atendimento até a tarde deste domingo

A maior quantidade de solicitações registradas nos últimos dias foi nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha.

26/01/2020 | 19:11