Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Referência da Juventude

“Consultório de Rua” discute cuidados com usuários de álcool e drogas

27/11/2019 | 17:41 | atualizado em 01/12/2019 | 20:21

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira, dia 28, a terceira edição do “Colóquio do Consultório de Rua”, evento que tem como proposta discutir os cuidados com usuários de álcool e drogas, especialmente aqueles que estão em situação de rua na capital.

 

Com o tema “No palco, na praça, num banco de jardim. Correndo no escuro, pichado no muro. Você vai querer saber de mim: Como fazer caber a diferença na cidade? “, o evento será realizado no Centro de Referência da Juventude (rua Rui Barbosa, 50, Centro), das 9h às 17h. Direcionado para servidores, estudantes e população em geral, a expectativa é reunir cerca de 250 participantes.

 

Os Consultórios de Rua atuam junto à população em situação de rua que faz uso prejudicial de álcool e outras drogas. Por meio do serviço são desenvolvidas ações compartilhadas e integradas com as políticas públicas de forma intersetorial. A equipe é composta por profissionais de nível técnico superior (enfermeiro, psicólogo, assistente social) arte educador, redutor de danos e motoristas. Atualmente, a capital conta com quatro equipes, que atuam nas regionais Centro-Sul, Noroeste, Oeste e Norte.

 

O serviço utiliza uma Van como ponto de apoio no território e funciona de segunda a sexta-feira de 15h às 21h. O dispositivo visa conhecer o público, estabelecer vínculo e acompanhar os casos, construindo as ações e estratégias conjuntas. O Consultório de Rua desenvolve atividades e oficinas de promoção em saúde no local. O trabalho inclui passeios, idas ao cinema, atividades culturais e esportivas e eventos comemorativos.


Últimas Notícias

Casal segura papel digitado à mão. Contrato de aluguel social já é uma realidade em Belo Horizonte

A primeira família assinou o contrato de aluguel no dia 14/11, na Urbel. A atual etapa do projeto contempla 202 idosos.

06/12/2019 | 11:41
Técnica do posto de saúde oferece vidro a mãe com bebê Regional Noroeste inaugura Unidade Coletora de Leite Materno e incentiva doação

O Centro de Saúde Bom Jesus busca alertar a sociedade para a importância do aleitamento materno.

02/12/2019 | 12:45