20 August 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu no dia 15 de agosto consulta pública para apresentar os documentos socioambientais da 2ª etapa do Programa Drenurbs, que tratam dos planos para a mitigação dos impactos gerados pelas obras. O evento ocorreu no teatro do CEI Imaculada, no Bairro de Lourdes, com transmissão ao vivo pelo canal da PBH no YouTube.
Ao todo, 102 representantes de grupos envolvidos, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil, conselhos de classe, sindicatos e setor público acompanharam a reunião. A população tem contribuído com sugestões para aprimorar os documentos e o programa, por meio de formulários eletrônicos e da participação nas consultas públicas.
Questionamentos foram esclarecidos pelas equipes técnicas da Urbel, Smobi e da Sudecap, e as perguntas serão posteriormente publicadas no site da Prefeitura. Num primeiro momento, estão sendo realizadas consultas com as comunidades de Terra Vermelha, Várzea da Palma e Córrego do Embira, onde estão as três sub-bacias priorizadas com base em critérios de vulnerabilidade socioambiental. O Drenurbs-2 tem como objetivo transformar áreas urbanas vulneráveis por meio de ações integradas de saneamento, infraestrutura e resiliência climática.
Financiado por meio de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa será desenvolvido em quatro eixos principais: drenagem urbana e saneamento ambiental; recuperação de áreas degradadas; urbanização de assentamentos precários; e proteção contra eventos climáticos extremos.
Entre as ações previstas estão a universalização do saneamento básico, recuperação de recursos hídricos, mitigação de riscos de inundações e implantação de parques lineares e espaços de convivência. A iniciativa dá continuidade à primeira etapa do Drenurbs, que resultou na criação de parques como o Primeiro de Maio e o Nossa Senhora da Piedade, além de intervenções estruturantes para reduzir riscos de enchentes e despoluir cursos d’água.