26 Abril 2021 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, instituiu o Índice de Desempenho Operacional (IDO) com o objetivo de medir o desempenho do transporte coletivo de Belo Horizonte, conforme Portaria 052/2021, publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do último sábado, dia 24.
Com o IDO, fica estabelecida uma sistemática para promover uma melhoria contínua dos serviços de transporte e a criação de um ranking de desempenho das linhas e concessionárias, com notas para a qualidade da prestação dos serviços. As viagens dos ônibus são monitoradas por meio de requisitos relacionados à pontualidade, conforto, confiabilidade mecânica, segurança e infrações regulamentares. Por meio de pesos específicos atribuídos a cada um desses critérios, é determinado o desempenho operacional do serviço ofertado.
O superintendente de Transportes Públicos da BHTrans, Sérgio Carvalho, fala como o IDO pode ajudar a melhorar a qualidade do transporte coletivo. “O IDO é importante para a BHTrans porque ajuda a empresa a orientar a sua fiscalização em campo junto às linhas que estiverem com pior desempenho. Ele também é importante contratualmente porque serve para avaliar o desempenho das concessionárias, conforme previsto nos contratos vigentes. A formalização do IDO traz a curto prazo uma expectativa de que aumente uma concorrência positiva entre os concessionários e os operadores das linhas porque ninguém quer ficar com notas ruins e, a médio prazo, ele traz uma preocupação em melhorar seus serviços, visto que a concessionária pode ser penalizada se permanecer com índice de desempenho abaixo do desejável”.
O IDO é constituído por um conjunto de índices operacionais apurados a partir do desempenho dos principais atributos de viagem do transporte coletivo e sua metodologia de apuração e definição dos pesos de cada componente, bem como sua forma de aplicação serão publicados no portal da BHTrans.