Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em agosto
Arte/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em agosto

criado em 06/09/2023 - atualizado em 06/09/2023 | 19:21

 

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu quatro encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de agosto.

O primeiro deles, no dia 3/8, tratou sobre “Alimentos funcionais para o dia a dia” e integra a série Encontros Mensais de Alimentação Saudável. “ É importante que a gente descasque mais os alimentos em vez de desembalá-los, dar preferência às frutas da época, ter uma fonte de proteína no café da manhã evitar alimentos ultraprocessados, acrescentar fibra e sementes em nossa alimentação diária e manter uma atividade física”, explicou a nutricionista convidada Lucíola Oliveira. 

No dia 11/8, o tema do encontro foi “Desafios contemporâneos na criação de filhos adolescentes”. A psicóloga Daniele Linhares falou sobre a adolescência e como compreender as transformações internas que ocorrem neste período da vida. Ela demonstrou que é preciso reconhecer a complexidade do pensamento na adolescência e saber que é um processo não-contínuo. “A busca pela identidade é fundamental nesse estágio. Para criar filhos adolescentes é inevitável revisitar a própria adolescência”, alertou. 

Na sequência de atividades do Movimenta PBH, um bate-papo sobre a Esclerose Múltipla foi realizado no dia 17/8, reforçando a campanha Agosto Laranja para conscientização sobre esta doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso centra. O neurologista Davi Queiroz afirmou que, segundo os dados, 40 mil pessoas possuem esclerose múltipla no Brasil e cerca de 200 milhões de indivíduos em todo o mundo. Segundo o especialista, não existe uma receita pronta de tratamento e que cada paciente deve ser individualizado. “Há medicamentos de baixa, moderada e alta eficácia para se evitar um surto da doença. Eles podem ser disponibilizados no SUS ou pelos planos de Saúde. É fundamental o acompanhamento do profissional de saúde”, disse. 

Foi também Davi Queiroz quem encerrou o último encontro do mês,  no dia 22/8. Desta vez, o neurologista conversou com os participantes sobre a memória. Ele  apresentou os  exercícios para uma memória potente, os principais fatores que causam o esquecimento e falou sobre a perda de memória em pessoas que foram infectadas com a Covid-19. 

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura